O jornalismo virou propaganda enganosa?

Deu em 21/02/2024 na Gazeta do Povo:

O que houve com a imprensa? O jornalismo virou propaganda enganosa?

COMENTÁRIO

Pensando bem… sim. Infelizmente.

Outros artigos e colunas aqui publicados – desde 2014 – já abordaram o estado crítico da imprensa.

O calendário aponta uma década já decorrida… e o tempo não permite dribles. O período coincide com a explosão de “veículos” de notícias e opiniões. Pessoas físicas e jurídicas (não-jornalísticas) – por meio da internet e das redes sociais – passaram de meros receptores (como o clássico Modelo Teórico da Comunicação consagrou) a emissores… e mais… passaram a… mídia!

Nesta última década, a própria mídia comercial, surfando nas redes, inaugurara “jornalismo cidadão”, “eu, repórter”, “você, mídia” e outras figuras de gosto duvidoso, “democratizando” sua missão ao mesmo passo em que demitia sem cessar o pessoal experiente.

A credibilidade, a audiência e o faturamento dos canais de TV – aberta e por assinatura – também despencou neste tempo. A indústria da propaganda se desbaratou e, até hoje, está procurando um rumo. Enquanto isso, a internet deixou o movimento orgânico de sua gênese e passou a ser monetizada – o que em nossa opinião está na origem de muitos dos problemas com os quais hoje nos chocamos, tais como fake news, desinformação, “discurso de ódio”, “desordem informacional” etc.

O debate entre os jornalistas Guilherme Fiuza e Jones Rossi bem endereça a presente situação. Assista!

LINK – https://www.youtube.com/watch?v=nqNKDpkqbKI