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  • Suporte para aulas e palestras (análises, clipping, notas e pesquisas)
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  • Leitura crítica da mídia
  • Mais cidadania a partir de uma comunicação organizacional transparente
  • Pela democratização do acesso à cultura
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Clipping

Empresa reconhece erro de auditor no anúncio do Oscar.

01.03.2017
Marcondes Neto
Deu ontem (no BOL Notícias), repercutindo matéria de Jill Serjeant, da REUTERS: Oscar* 2017: auditor fez ‘post’ antes de erro [e esta distração pode ter sido a causa]. LINK – https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2017/02/28/empresa-reconhece-erro-de-auditor-no-anuncio-do-oscar.htm * Premiação anual (já em sua 89a. edição) promovida pela AMPAS (Academy of Motion Pictures Arts and Sciences). Foto: Lucy Nicholson / Reuters (publicada […]
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Nota

MediaMath é reconhecida no novo 'Gartner Magic Quadrant' para hubs de marketing digital.

23.02.2017
OCI
A MediaMath, principal empresa independente de marketing programático, anuncia que foi reconhecida pela Gartner, Inc. no mais recente “Magic Quadrant para Hubs de Marketing Digital” (*). “Nós acreditamos que a avaliação da Gartner é um reconhecimento importante da plataforma robusta e das ofertas de serviços que construímos durante a última década “, disse Joanna O’Connell, […]
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Clipping

Anúncio automático pode afetar credibilidade de marcas. Multinacionais tiveram publicidade veiculada em site terrorista.

19.02.2017
Marcondes Neto
Deu, ontem, n’O Globo (P. 24), na matéria de Bruno Rosa: O aumento no uso de ferramentas que permitem distribuir anúncios de forma automática em sites na internet — a chamada mídia programática — vem trazendo cada vez mais problemas para anunciantes mundo afora… LINK – http://oglobo.globo.com/economia/anuncio-automatico-em-sites-pode-afetar-credibilidade-de-marcas-20947053 Logomarca da Disney – Jacky Naegelen / Reuters COMENTÁRIO […]
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Nota

Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional entra em seu ANO V e lança nova campanha.

01.02.2017
OCI
Hoje, 1o. de fevereiro de 2017, esta Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional completa 4 anos de existência. E para saudar o início de seu quinto ano de atividades, elege o seguinte mote de campanha: ‘RP: persona e caráter da comunicação institucional’. Nesse período de vida, dos sete projetos propostos, cinco foram concluídos e dois […]
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Nota

É URGENTE: o Brasil precisa salvar o patrimônio que é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)!

15.01.2017
OCI
Em 10 de janeiro último, uma carta em defesa da UERJ foi publicada e amplamente difundida – http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=1115 Ontem, o jornal O Globo, publicou uma notícia sobre mobilização solidária no sentido de evitar-se o fechamento da Universidade – http://oglobo.globo.com/rio/mobilizacao-solidaria-organizada-para-evitar-fechamento-da-uerj-20774056 Este Observatório de Comunicação Institucional se soma a todas as forças vivas do estado do Rio de […]
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Clipping

NA CAPA d'O Globo: Falta de transparência - Planalto está sem câmeras há 8 anos.

15.01.2017
Marcondes Neto
Deu n’O Globo de hoje (P. 7): Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009 (citando matéria da revista Veja desta semana). LINK – http://oglobo.globo.com/brasil/planalto-nao-tem-cameras-de-seguranca-desde-2009-diz-ministro-do-gsi-20776038 COMENTÁRIO – Só que não… Parece que esbarramos em um sério equívoco quanto àquela qualidade que é, para o OCI, uma de suas causas: a transparência (a outra é a comunicação […]
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Clipping

Trump não vai mudar. Por Chris Cillizza.

12.01.2017
Marcondes Neto
Deu n’O Globo (P. 22) de 12/01/2017: Trump provou que nunca vai abrandar seu tom. Coletiva de imprensa ratificou postura de que fins justificam meios para magnata… LINK – http://oglobo.globo.com/mundo/artigo-trump-provou-que-nunca-vai-abrandar-seu-tom-20761777 COMENTÁRIO Um objetivo e certeiro artigo sobre o que foi a primeira entrevista coletiva concedida ontem pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Imagem: Spencer Platt […]
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Nota

Observatório do Terceiro Setor aborda a intolerância em campanha online. O intuito da iniciativa é provocar reflexão e incentivar o respeito às diferenças.

20.12.2016
OCI
O Observatório do Terceiro Setor acaba de lançar sua mais nova campanha: ‘Intolerância – eu me importo! E você?’. A ação visa ajudar as pessoas a refletir sobre os diversos tipos de intolerância existentes em nossa sociedade, como a intolerância contra os negros, contra a comunidade LGBT ou contra quem defende uma opinião política diferente. […]
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Clipping

Petrobras pretende se adequar a exigências do TCU até fevereiro. Tribunal suspendeu venda de ativos e cobra mais transparência.

09.12.2016
OCI
Deu, hoje, n’O Globo (P. 24). Matéria de Ramona Ordoñez: A Petrobras planeja ajustar sua metodologia de venda de ativos às exigências feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) até fevereiro. De acordo com uma fonte próxima à estatal, será necessário fazer várias alterações e mudanças nos procedimentos que vinham sendo adotados pela companhia… […]
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Agenda

102o. aniversário da atividade de Relações Públicas no Brasil. Viva Eduardo Pinheiro Lobo!

02.12.2016
OCI
Neste 2 de dezembro, este OCI está participando da comemoração do Dia Nacional de Relações Públicas: Marcelo Ficher e Manoel Marcondes Neto têm e-book intitulado ‘História das Relações Públicas no Brasil’ publicado pelo Conferp (www.conferp.org.br) Manoel Marcondes Neto participa do Colóquio de Relações Públicas (Centro de Estudos de Pessoal / Forte Duque de Caxias) autografando […]
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Mono/P. Experimental

A ouvidoria na perspectiva das Relações Públicas: contribuições para mediação e desenvolvimento da cidadania. Kelly Cristina Broitman Pinheiro. FACHA.

24.11.2016
OCI
Busca-se, neste trabalho, defender e fortalecer os conceitos de gestão de conflitos, mediação e cidadania na perspectiva da Comunicação, a fim de construir e estabelecer uma cultura do diálogo nos espaços organizacionais pautados pelo espírito da cultura cidadã, orientando a governança para este caminho. No estudo de modelos de Ouvidoria, conclui-se a efetiva fusão das atribuições do ouvidor com as próprias da profissão de relações-públicas. Narra-se sobre a função do ouvidor e trata-se da missão do relações-públicas, enfocando um maior engajamento da profissão nesta atividade.
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Clipping

A palavra do ano de 2016 (do Dicionário Oxford) - 'pós-verdade' - muito preocupa este OCI.

18.11.2016
Marcondes Neto
Deu no jornal El País, edição de ontem – http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/16/internacional/1479308638_931299.html COMENTÁRIO Muito certeira a escolha do Oxford Dictionaries. ‘Post-truth‘ é a palavra do ano de 2016… mas, vamos combinar… que o termo já anda ‘em alta’ há muito tempo… No Brasil ‘redemocratizado’, pelo menos desde que José Sarney tomou posse no lugar de Tancredo Neves. […]
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Mono/P. Experimental

A influência das mídias customizadas na decisão de compra do público consumidor: estudo comparativo entre os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Ananda Tainá Servelin. UCS.

17.11.2016
OCI
O estudo foca a área da Comunicação, apresentando as Relações Públicas, suas definições, funções e contextos. E, também, os hábitos do consumidor on-line e as mídias customizadas como ferramenta de comunicação para alcance de resultados. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso comparativo e a análise de conteúdo, tendo por objeto os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Tais redes apontam, através das postagens, que os blogs são capazes de influenciar a decisão de compra do público consumidor. Nesse contexto, entende-se que o profissional de relações públicas pode atuar como um analista deste ambiente e elaborar melhores estratégias para o posicionamento de marcas nos blogs de moda.
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Mono/P. Experimental

Fãs e construção de celebridades: caso 'Little Monsters' no aplicativo 'Place'. Caroline Bandeira. UCS.

10.11.2016
OCI
Esta monografia busca entender a forma como se expressam e organizam os fãs na 'construção de celebridades' na internet. Foi feito um histórico do fenômeno do fã ao longo dos anos, bem como analisou-se a contribuição dos meios de comunicação e - da internet - para o processo. Como estudo de caso temos os fãs de Lady Gaga, 'Little Monsters' e a forma de expressão e organização dos mesmos, dentro de uma plataforma da internet, o aplicativo 'Place', no qual nota-se uma grande oportunidade para a atuação do profissional de relações públicas.
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Mono/P. Experimental

Relações Públicas internacionais na era da globalização. Lisiane Polli. UCS.

03.11.2016
OCI
Esta monografia avalia a possível atuação do profissional de Relações Públicas no mercado internacional, assessorando empresas multinacionais. Analisa habilidades e conhecimentos específicos que o profissional deve possuir para estabelecer uma relação benéfica entre empresas e seus públicos. Lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com profissionais da área de Comunicação. Concluiu-se que o relações-públicas pode assessorar as empresas em seus relacionamentos internacionais, fortalecendo seu conceito global e promovendo compreensão mútua entre entes de diferentes culturas.
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Mono/P. Experimental

Plano de relações públicas para a indústria de alimentos Granolmix. Ana R. M. Teixeira, Elivelton S. Nascimento, Gimikath R. de M. Coutinho, Priscila V. Ferreira. UFPB.

27.10.2016
OCI
Este é um trabalho de planejamento estratégico de RP para a empresa de alimentos saudáveis GranolMix e foi dividido em quatro etapas: coleta de dados, pesquisa de campo, análise dos dados da pesquisa e programa de relações públicas. Tem como objetivo atrair novos clientes para a GranolMix, apresentando ações para fortalecer sua imagem organizacional e estabelecer um relacionamento eficaz e duradouro da empresa com seus diversos públicos. O plano foi possível a partir dos resultados obtidos no briefing e nas pesquisas realizadas junto ao público da empresa. Os problemas detectados emergiram do diagnóstico. E as ações foram desenvolvidas de acordo com a fundamentação teórica pertinente.
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Clipping

Sites de tribunais dificultam acesso a dados salariais de magistrados.

24.10.2016
Marcondes Neto
Deu n’O Globo de hoje (P. 3), na reportagem de André Souza e Eduardo Bresciani: ‘Informações ficam escondidas, dispersas, e em formato que não permite edição eletrônica…’. LINK – http://oglobo.globo.com/brasil/sites-de-tribunais-dificultam-acesso-dados-salariais-de-magistrados-20342734 COMENTÁRIO Quando da promulgação da lei da acesso à informação (No. 12.527 de 18/11/2011), comemorou-se um avanço rumo à transparência. Cidadãos, mediante um pedido formal […]
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Inventário de pesquisa

Como se manter relevante no mundo dos Gigantes Digitais - estudo original PriceWaterhouseCoopers.

12.10.2016
OCI
Divulgamos – a gentil pedido de Ana Luísa Abreu, assessora de imprensa – infográfico baseado na  publicação ‘Staying Relevant in the Stampede of the Digital Giants’, feita a partir do estudo ‘Entertainment and Media Outlook’ da PwC, no qual são analisados os fatores econômicos que levaram ao rápido crescimento dos gigantes digitais e mostrando, ainda, […]
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