Diversidade e inclusão. Por Juliane Maciel.

Muito temos visto sobre como criar linguagens inclusivas no meio corporativo, como ampliar o diálogo com diversos grupos nas empresas e como as marcas podem atuar como agentes de diversidade e inclusão.

O assunto é tão amplo, e tem tantos vieses, que isto faz com que algumas organizações pareçam atrasadas dentro de suas práticas internas.

A mudança de discurso é urgente. Como falei no último texto, a mudança é urgente não somente nas organizações mas nos indivíduos, interna e externamente. Afinal, se tudo é sobre B2C, as relações precisam se tornar mais limpas, se é que você me entende.

Há muito para se falar no cunho social, racial, físico e de gênero. Há tanto para se fazer. Mas hoje quero nos deixar mais animados. A luta, mesmo que a pequenos passos, já começou e é visível em grandes movimentos da sociedade.

O site https://www.thinkwithgoogle.com/ traz essa pauta com o intuito não só de fazer o que é certo, mas destacando que equipes diversas são mais autênticas e portanto, quando tratadas com equidade, se tornam agentes criativos que geram crescimento.

A Getty Images recentemente realizou uma pesquisa (Visual GPS) que destacou que fotos que mostram diversidade têm um excelente desempenho dentro do site e que o público brasileiro acredita que as fotos com elenco diversificado são as preferidas por mostrarem uma vida realista e mais equilibrada.

Falar de diversidade significa que cada um dos indivíduos da organização sejam representados de alguma forma dentro do contexto empresarial. Estar aberto é inclusive se atentar para na hora da contratação estar aberto considerando habilidades de qualquer profissional.

Empresas que abraçam a diversidade e a inclusão alinham o entendimento da sociedade e se tornam exemplo para ela. Organizações com olho no assunto diminuem o turnover e diminuem o risco de crises institucionais ligados à imagem. Marcas de mente aberta têm a chance de ter profissionais mais competentes e qualificados.

O que sua empresa ainda espera para mudar o cenário? Vamos juntos fazer essa transformação?

Eu sou Juliane Maciel, diretora executiva na @loopvideo_produtora e owner na @souordo e Coffee Hunter na @oitenta.cafe

Me encontre no Ig: @jumacieloficial