TENDÊNCIAS - Comunicando nas redes sociais. Por Sylla Faruk.

Em tempos de redes sociais… Depois de muitos meses… Cá estou eu…

Não têm sido tempos fáceis, mas temos que nos adaptar a esta nova forma de vida e trabalho e, gradualmente, voltar ao nosso ritmo.

Agora tudo é feito online, raros são os momentos em que abraçamos ou temos um contacto com as pessoas que nos são queridas e, realmente, temos visto que há coisas muito importantes que devem ser vividas.

Quem me conhece sabe que sou teimosa até não mais, digo sempre: mais depressa me tiram a cabeça do que me fazem mudar de ideias, e a minha opinião permanece, relações-públicas é a profissão do futuro!

Já conseguimos perceber a importância das relações pessoais, do aperto de mão, das relações e contactos presencias e a empatia. Continuo a acreditar que esta é a base e a melhor forma de criar relações duradouras e sustentáveis!

Como muitos outros, estes meses foram passados praticamente frente a um computador ou smartphone, e, hoje vim falar um pouco sobre isso, sobre as redes sociais!

Estive muito tempo em casa, o que significa que também passei muito tempo nas redes sociais. É viciante!

Com a quantidade de acessos por dia, podemos verificar que as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de manter contactos, elas passaram a ser uma fonte de informação, atracção de novos clientes, publicidade, oportunidade e também lazer.

É interessante que, ao olharmos para atrás, podemos ver que os homens das cavernas, que tinham uma estrutura cerebral mais limitada e rudimentar, comunicavam-se através de formas mais simples e menos requintadas como gestos, posturas, gritos e grunhidos.

Eu, particularmente, gosto muito de história e acho incrível a forma como o homem primitivo, que não tinha a nossa tecnologia, conseguiu desenvolver aos poucos a estrutura de aprendizagem que o tornou capaz de se relacionar com objectos, criar utensílios que o auxiliassem na caça e protecção e, o mais importante, adquiriu a capacidade de passar esse conhecimento para as gerações futuras através de gestos e repetição do processo, criando assim, uma forma primitiva e simples de linguagem.

Agora imaginem o que nós conseguimos fazer com toda a tecnologia ao nosso redor!

As redes sociais iniciaram em 1997, com a SixDegrees, e durante os anos seguintes foram criadas diversas plataformas sem sucesso. Mesmo com as dificuldades que já existiam na altura, as pessoas e as organizações continuaram a acreditar no futuro das redes sociais, que nos trouxeram até onde estamos hoje.

Posso afirmar que, independente da época, exige uma grande necessidade de relações e contactos com grupos. O ser humano é sociável e sempre existiu uma necessidade de aproximar pessoas.

A nossa principal vantagem é que, actualmente, tudo é muito mais rápido e fácil. Hoje conseguimos fazer todo o o tipo de compras, recebemos as notícias de última hora, falamos com amigos, fazemos reuniões empresariais, recebemos e enviamos e-mails, compramos o almoço ou o jantar que nos trazem a casa, enfim, fazemos praticamente tudo na internet. Podemos dizer que a internet só ainda não dá resposta a algumas das necessidades fisiológicas mais básicas do quotidiano.

A verdade é que o mundo está conectado em tempo real!

As fronteiras físicas não impedem que haja uma comunicação entre países, o que favorece as relações pessoais e profissionais.

Milhões de pessoas utilizam as redes sociais para diferentes fins: as empresas descobriram um caminho para comunicar as suas acções, abrindo um canal que permite um contacto directo, o que gera novas possibilidades, principalmente para melhorar os seus produtos e serviços.

A minha parte preferida da internet é a possível reaproximação de pessoas que perderam o contacto ao longo do tempo. Como não há distância que não seja vencida pela rede, é comum receber um telefonema de pessoas que vivem em outros países, províncias ou cidades, o que gera alegria e satisfação pelo reencontro.

Ao comparar com o período antes da internet, é quase impossível para os nossos jovens imaginarem que havia comunicação entre os países. É claro que ela sempre existiu, mas em diferentes formas, sem a agilidade e as facilidades que existem hoje. Ainda sou do tempo das cartas e que ir ao correio era uma emoção. Era muito mais lento sim, mas conseguíamos comunicar.

As redes sociais, realmente, mudaram a forma como as pessoas relacionam-se com o mundo. Foram as interacções sociais na pré-história que proporcionaram ao ser humano a evolução de sua espécie e, consequentemente, de seu modelo de comunicação. Das redes sociais primitivas à tecnologia que temos actualmente, vieram o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, entre outras, que são sites de redes sociais.

Acho extraordinário este novo mundo da comunicação em rede, que nos permite estar em qualquer lugar e em qualquer momento. Foi-nos dada uma facilidade de interagir e ter o mundo mesmo à nossa frente!

Apenas deixo um apelo:

A internet e as redes sociais tornam o mundo mais próximo, mas não o fazem mais feliz! A tecnologia favorece as acções humanas, mas não impede a violência que é muito utilizada pelos mesmos meios eficazes, que nos facilitam a vida.

Nunca, como hoje, as pessoas tiveram a oportunidade de dizer o que pensam usando as redes sociais. O que muitas pessoas não percebem é que as redes sociais não devem ser usadas para futilidade, palavrões ou coisas negativas.

Todos nós sabemos o que pode ser útil tanto para nós, como para os demais. Não vamos desperdiçar a oportunidade de melhorarmos o conhecimento do mundo que em vivemos!

Use as redes sociais, elas são importantes para ampliar o conhecimento de todos, mas use com informações positivas, que ajudem a resgatar os valores morais tão esquecidos nesta sociedade em que vivemos!

Bem haja!
Cuidem-se!
Até à próxima!

Sylla Faruk é profissional de Comunicação e Relações Públicas com de 15 anos na área. Sylla, por ela mesma: ‘A minha vocação é a minha maior paixão!’.