O poder do 'branding' e das suas sensações. Por Ligia Leite.

Estudo sobre Neuromarketing no Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia, e decidi dedicar-me a esse tema que me faz brilhar os olhos – sou completamente apaixonada.

Vamos às pesquisas e estudos: na década de 1970, uma pesquisa fez pessoas experimentarem às cegas o sabor da Pepsi e da Coca-Cola com a intenção de descobrir qual seria a melhor, efetivamente.

Resultado: o sabor da Pepsi foi melhor nas pesquisas, mas ninguém conseguia entender o motivo. Afinal, se a Pepsi era a melhor, por que a Coca-Cola se mantinha na liderança?

Em 2003, repetiram o teste, dessa vez, usando aparelhos de ressonância nas pessoas e, então, a surpresa veio.

Ao tomar o gole de cada refrigerante, sem saber a marca, as pessoas afirmavam que a Pepsi era melhor. Mas, para os testes de neuromarketing, eles deram novamente os refrigerantes para degustação, agora informando sobre a marca que iriam consumir.

O resultado foi o contrário, mais de 75% das pessoas disseram que preferiam a Coca-Cola. Mas como? Simples! Ao saber o nome da marca, tudo mudou. Existiu um conflito entre o emocional e o racional e, obviamente, a emoção ganhou. E o emocional estava baseado e muito elaborado devido a aroma, cor, logomarca, história, sensações e lembranças. Ou seja, as duas áreas diferentes do cérebro foram ativadas no momento da degustação.

Por isso, os profissionais de branding acreditam cada vez mais que o caminho é mexer com as emoções e sensações das pessoas para conquistá-las. Afinal, a Coca-Cola é um case de branding – de emoções e sensações -, o qual merece ser estudado e olhado por nós, marqueteiros.

Agora, eu pergunto; você conhecia essa pesquisa? O que acha disso? Eu, particularmente, amo estudar esses comportamentos, hábitos e ainda me surpreendo com as nossas reações.

O case de neuromarketing da Coca-Cola X Pepsi serve para a gente revisitar a nossa marca, analisar como ela se desenvolve no mercado e principalmente, qual a percepção das pessoas em relação à ela.

Ligia Leite é graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Com mais de 10 anos de carreira no mercado de publicidade, já passou por empresas de pequeno, médio e grande porte, atuando em diversas áreas dentro da comunicação, tais como atendimento, eventos, SEO, e sua grande paixão, o branding. Atualmente, trabalha focada em estratégias para marca em uma agência de publicidade e acredita que o futuro das empresas está ligado a propósitos e relacionamentos.