O futuro será bom e transparente. Por Carolina Denardi.

Primeiro artigo do ano trazendo visão otimista para a comunicação, cada vez mais reconhecida enquanto estratégica no apoio às lideranças e demais áreas influenciadoras nas tomadas de decisão das empresas e na condução para resultados mais assertivos ao negócio.

Na área da propaganda, por exemplo, pesquisa recente realizada com 291 agências brasileiras de propaganda, publicada pelo jornal Valor Econômico no final do ano passado aponta que para 68% das agências consultadas o ano será bom e, para 26% delas, o ano será muito bom. Ainda nesse contexto, lanço luz à opinião de uma das agências consultadas que ressaltou a inovação mexendo com o comportamento humano como algo que deve continuar a motivar as empresas e a inclusão e a transparência nos negócios e na sociedade como destaque quando se fala nas relações marcas e pessoas. 

Outro dado relevante, publicado semana passada, também no Valor Econômico: “Alta liderança deve buscar preparo em áreas estratégicas” (…) para enfrentar os próximos 12 meses, especialistas em alta gestão para os CEOs recomendam investir em treinamentos e áreas estratégicas, tais como Comunicação com equipes e ESG, além da valorização da troca de experiências entre os dirigentes.

Na visão dos CEOs, a instabilidade política (14,6%), a inflação crescente (12,7%) e o risco de recessão (11,06%) são as preocupações que imperam em levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Michael Page em parceria com a FGV-EAESP com 147 dirigentes de empresas entre presidentes, vice-presidentes, diretores, superintendentes e sócios de companhias de mais de 20 setores em todo País.

Como coincidentemente abordei nos meus dois últimos artigos publicados aqui, Ética, Transparência e ESG estão na linha de frente como estratégia e prioridade das organizações que prezam pela sustentabilidade e reputação do seu negócio e cabe a nós, profissionais da comunicação institucional contribuirmos com essas lideranças e empresas trazendo esse olhar macro sobre todos os pontos de contato e interação da marca com seus públicos interno e externo e as estratégias adequadas dentro de todo o contexto para que os resultados sejam alcançados sem que haja comprometimento nas relações, na imagem, na credibilidade e reputação.

Walking the talk é fundamental aos líderes, personalização das empresas que representam, mas a premissa da transparência, da equidade social dentro e fora, do compromisso com as mudanças climáticas, o relacionamento com parceiros, investidores, clientes e demais públicos devem estar entrelaçadas à organização em sua mãe vezes não está pronto e é parte do nosso trabalho imergir nos desafios e fomentar essa sinergia entre a comunicação e as demais áreas para o desenvolvimento de ações alinhadas e que considerem o relacionamento com os diferentes pontos de contato, o que inclui, também a imprensa e, sempre, de forma transparente.

O futuro será bom e transparente! 

Feliz 2023 a você que chegou até o final deste artigo comigo e a você, que atua com comunicação e como eu acredita e é um apaixonado por ela.

Carolina Denardi é jornalista com mais de 20 anos de história com a comunicação, seja como repórter, chefe de redação e apresentadora, seja como  assessora de imprensa e no gerenciamento de crise. Apaixonada por pessoas e fazer ponte entre elas. Essência e fundadora da CD Comunica | https://www.linkedin.com/in/carolinadenardi/