Método SMART: definição de metas atingíveis para o seu negócio. Por Flávia Ferreira.

O desenvolvimento de um projeto de comunicação precisa seguir algumas etapas importantes: Diagnóstico, Planejamento, Desenvolvimento, Implementação, Avaliação e Mensuração, com foco na criação de estratégias que possam ser mensuradas e no desenvolvimento de metas reais que ajudarão a manter o foco na busca dos resultados esperados. Sem essas etapas e sem direcionamento, o sucesso da empresa e o valor do trabalho desaparecem.

Uma das estratégias comumente adotadas para o desenvolvimento de metas é o método SMART, criado para a definição de ações estruturadas. Importante sinalizar que mesmo tendo o conhecimento claro das metas que o seu negócio quer atingir, sem a estruturação deste conhecimento, você jamais conseguirá entender se ela está adequada e se será bem-sucedida.

Antes de continuar, precisamos diferenciar metas de objetivos. Metas são ações descritas em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Já os objetivos são descrições daquilo que se pretende alcançar. Por exemplo, o objetivo de uma marca é se tornar referência no segmento de carros. A meta, por sua vez, deverá delinear como ela fará para chegar até lá, quantos carros vai precisar vender, em quanto tempo.

No método SMART, metas e objetivos são criados de forma clara e bem articulada para permitir avaliar progresso utilizando cinco etapas com estimativas reais: Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Relevante ou Realista (R) e Temporal (T).

Específico (Specific)

Quando você pensa em uma meta, é necessário que ela seja bem específica, detalhando como o processo deve ser executado para atingir o resultado desejado.

Mensurável (Mensurable)

Nesta etapa é essencial entender que mensurar os resultados vai ajudar a identificar onde houve falha e a definir como poderá ser resolvida. Também irá permitir um acompanhamento mais efetivo do processo de desenvolvimento das ações.

Você pode, por exemplo, estipular a meta de aumentar em 10% as vendas, 15% o total de engajamento das redes sociais, conseguir mais 5 mil seguidores. Sempre com base em números que te permitam fazer um comparativo com dados anteriores.

Atingível (Attainable)

A sua meta precisa ser atingível. Não adianta pensar em metas que desejaria alcançar em alguns anos logo na abertura do seu negócio, pois a chance de isso acontecer é mínima. O reflexo de não conseguir atingir as metas desenhadas pode ser um desestímulo para a continuidade do projeto.

Relevante (Relevant)

Compreenda se a meta é de fato relevante para o seu negócio neste momento. Quando não se leva este objeto em consideração, pode faltar recurso ou know how para o desenvolvimento das ações.

Temporal (Time Based)

O prazo para cumprir cada meta é de extrema importância, mesmo que seja flexibilizado durante. Esta é uma forma de registrar a agilidade e planejar novas metas.

Flávia Ferreira é jornalista pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação. Com mais de 10 anos de atuação profissional, já navegou pelo terceiro setor, o setor público e o privado, sempre trazendo o viés social para o trabalho cotidiano, seja com comunicação corporativa, gestão de marcas ou reportagens de campo.