Em pleno 2023 ainda tem gente que acha que comunicação é uma balela. Por Juliane Maciel.

Esses dias me deparei com esta frase: “o setor da comunicação ‘enche linguiça’ (expressão utilizada quando alguém fica detalhando muito um assunto ou para questões sem a menor importância) e no financeiro a gente faz o resto”.

Gente! 2023!

E olha que a comunicação chegou em suas primeiras formas, por meio de sinais, gestos e sons desde os tempos mais primórdios. Sem contar que as pinturas rupestres surgiram em meados de 15.000 anos antes de Cristo com a função de, nada mais, nada menos, criar uma forma de se comunicar.

Será que ainda não é claro que qualquer mudança organizacional, criação de produtos, fusão de empresas, abertura de equity e, claro, até as famigeradas festinhas passam por comunicação?

Vamos supor que uma empresa de consultoria abrace tanto a área financeira quanto a de pessoas em seu atendimento às demais empresas. E que em algum momento seja criada uma nova estratégia de gestão financeira em novas planilhas extremamente estratégicas para esse setor. E mais! Essa nova demanda é extremamente complexa! Todos estão com taquicardia e pulgas atrás da orelha com a utilização da nova planilha.

E… algo mais grandioso acontecerá: a partir da data de sua implementação, um novo sistema será implementado simultaneamente e o cruzamento das informações dessa planilha permitirá a geração de dados para tomada de decisões estratégicas de grande peso!

Bom… até aí tudo bem…

Mas a grande pergunta do CFO dessa empresa é: “quem convencerá todo o departamento de que é preciso preencher, usar, alinhar, testar, a bendita planilha para que ela cumpra sua função?” E mais: “como essa informação complexa chegará ao setor e será recebida por ele para que não haja aquela insatisfação e descontentamento geral com a nova tarefa?”.

Ah… sim… “chama o povo da comunicação!”.

É isso minha gente! Nenhum setor independe da comunicação! Seja o jurídico, o de estratégias, o financeiro, o comercial. Este então, vixe, nem se fala!

Atenção e muita atenção a isto:

Para que uma organização cresça de forma exponencial, tenha um cultura sólida, funcionários engajados e alinhados, sucesso nas vendas e seja estruturada financeiramente, ela precisará aprender a comunicar-se! E tudo na comunicação começa com pessoas e é feito para pessoas.

Acredite, se a sua mentalidade atual não faz com que você veja a essencialidade da comunicação, é momento de uma reciclagem.

Observe bem quem serão (ou são) seus contratados para compor o time da comunicação, quem são as empresas parceiras que te ajudam nas estratégias de marketing e por aí vai…

Tenha muito sucesso no seu negócio e nunca deixe a comunicação de lado!

Eu sou Juliane Maciel, diretora executiva na @loopvideo_produtora, sócia na @souordoo e diretora de negócios na @oitenta.cafe | @jumacieloficial