DNA DE MARCA - Cuidado com o marketing de oportunismo.

As máscaras se tornaram um item essencial para as pessoas nesta época de pandemia, mas algumas marcas aproveitaram este momento para promover-se, vou falar especificamente da marca Osklen.

A marca do grupo Alpargatas lançou a campanha ‘Respect & Breathe’ que vendia duas máscaras pelo preço de R$ 147,00. Isso mesmo! Cobrando um preço absurdo por máscaras que em outros locais estavam sendo vendidas por um valor muito menor.

O objetivo era arrecadar dinheiro para doar cestas básicas, mas os clientes suspeitaram do valor do produto, pois seria quase o valor integral de várias cestas básicas, ou seja, a marca não iria arcar com nenhum custo, mas seria sustentada pelos consumidores e assim iria realizar as doações. Depois da repercussão negativa, a Osklen se pronunciou através de uma nota, explicando para o público o valor detalhado da ação. Veja abaixo.

A ação poderia ser uma boa ideia, mas no final das contas só ajudou a marca a entrar em mais uma crise, já não bastasse a crise econômica em que o mundo todo se encontra.

A conclusão que os consumidores chegaram foi que realmente eles iriam arcar com os custos da cesta básica e ainda a empresa lucraria R$ 11,00. A pandemia é um momento para as marcas mostrarem seu lado humano e, enfatizar o lucro, não é a melhor opção no momento. No fim, a Osklen optou por retirar o produto do site e também toda a comunicação sobre ele.

Recentemente foi realizada uma pesquisa para saber quais marcas são as mais lembradas no período de pandemia e percebemos que são marcas que se adaptam muito rápido aos cenários, como: Ambev, Magalu, Americanas, Ypê, Itaú, Santander, Natura, Carrefour, iFood e O Boticário. Analisando esta lista vemos que precisamos neste momento é de solidariedade e versatilidade para ser o mais assertivo possível na hora de comunicar.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.