4 atos: aniversário, dados, história e comunicação. Onde tudo converge? Por Carolina Denardi.

Ato 1 – Aniversário

Há exato um ano iniciava aqui minha jornada mensal junto ao Observatório da Comunicação Institucional, a convite do cofundador do O.C.I., o amigo, Manoel Marcondes Neto.

Meu artigo de estreia refletia sobre o futuro da comunicação, o advento das inteligências artificiais e a importância da pessoalização nas relações e discursos para manter o elo no on e no off line.

Hoje, um ano depois, sigo na reflexão 2.0 do primeiro artigo, com ainda mais elementos, baseados na prática desse último ano, colocando em curso a aplicabilidade do atuar e se comunicar seguindo duas premissas básicas: conhecendo quem somos e com quem queremos falar.

Ato 2 – Dados

Eles norteiam ou, ao menos, deveriam nortear, todas as tomadas de decisões e estratégias dentro das empresas. Mas, seria o fim da humanização ante o database?

De forma alguma, o melhor cenário está justamente em se considerar os dois. A mescla dos dados com a capacidade única do ser humano de se comportar diante de imprevistos. Algo como resumiu com maestria o professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Daniel Martins de Barros, em um de seus artigos publicados no Estadão deste ano: “Os computadores precisam ser alimentados com dados, enquanto o cérebro é criativo”. Voilà!

Dados não nos faltam. O volume de dados criado, capturado, copiado e consumido no mundo por ano já está perto de 100 zetabytes e deve dobrar até 2025, segundo estima a plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados, chamada Statista. Pois bem, considerando que 01 zetabyte equivale e 1.000.000.000.000.000.000.000 bytes, é possível se ter noção da quantidade de informação que estamos falando…

Diante disso, finalizo esse segundo ato com uma reflexão: – Como anda a análise dos dados da sua empresa, especialmente do ponto de vista externo – Clientes, Fornecedores, Parceiros?

A relação e interação com essas pessoas tem considerado esses dados na hora de elaborar a conversa e o ambiente dessa conversa? E, atenção, falar em considerar os dados significa também ter inputs e leitura de quem são essas pessoas, qual perfil/personalidade, gostos e afins, o que me leva para o terceiro ato.

Ato 3 – Comunicação

A era das campanhas e mão única na informação acabou. Hoje são as conversas que promovem relacionamento, engajamento, vendas e conexão. Se há um legado com a chegada das redes é exatamente a palavra social junto a elas. O que vai, volta. Ninguém mais fala sozinho e, se fala, tenho que lhe informar que a leitura dos dados pode não estar alimentando como deveria a sua estratégia de comunicação e relacionamento.

Conhecer com quem se está falando é essencial para uma comunicação eficiente e bem-sucedida. Intencionalidade e clareza também figuram como tão essenciais quanto. Até porque, se não conhece quem é sua marca, sua empresa ou você, terá dificuldade em impor essa transparência e espontaneidade no seu tom de voz na hora de se comunicar. Um bom estudo de território e ambiente interno podem contribuir com isso.

E, então, chegamos no ato final:

Ato 4 – História

Marcas, empresas, pessoas, carregam histórias. Tenha nascido hoje ou há meio século, conhecer quem você é, quem é sua empresa e considerar a linha do tempo dessa jornada é o que trará a narrativa única que fará o diferencial da sua história ante outras.

É a história, o olhar para trás que conecta os pontos e os fatos para seguir a linha do tempo em frente! Lembre-se disso!

E onde tudo converge?

Honre cada ano e conquista da sua trajetória, conte sua história, converse com seus públicos e com as pessoas, considerando quem você é e o perfil, a personalidade, de com que estás falando e, sempre, sempre que possível, beba na fonte dos dados para isso.

Em frente para mais um ano e jornada por aqui!

Forte abraço!

Carolina Denardi é especialista em relacionamento e comunicação com mais de 25 anos de experiência e atuação na área, seja como repórter, chefe de redação e apresentadora, seja como assessora de comunicação, imagem e reputação. Apaixonada por pessoas e fazer ponte entre elas. Essência e fundadora da CD Comunica | https://www.linkedin.com/in/carolinadenardi/ | @carolina_denardi