HOJE aconteceu a primeira Jornada O.C.I. global.

O Observatório da Comunicação Institucional realizou hoje a sua primeira Jornada O.C.I de 2020 – uma experiência inédita, já que, devido à crise mundial da Covid-19, a reunião aconteceu por videoconferência. Na continuidade dos encontros iniciados em 2019, esta foi a Sexta Jornada O.C.I.

Participaram do encontro, organizado pelos fundadores do O.C.I, Manoel Marcondes Neto e Marcelo Ficher, profissionais de diferentes locais do Brasil e do mundo, incluindo os 8 Grupos Regionais (Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste) e o Grupo Internacional, que engloba Portugal e França, além dos países de língua portuguesa em África e Ásia.

O tema do evento foi o Índice de Transparência Ativa 5R INDEX, certificação da auditoria de transparência e primeira norma para compliance da comunicação organizacional, em cinco instâncias transversais da governança: Reconhecimento, Relacionamento, Relevância, Reputaçāo e Resiliência. Na pauta, além das novidades sobre o lançamento do novo indicador – que contará com um e-book de aplicação (que está no prelo pela Conceito Editorial), a disponibilização do sistema-aplicativo na nuvem, e uma hot line de suporte -, a apresentação da nova Diretora de Comunicação Estratégica do O.C.I, a jornalista e consultora de comunicação e cultura organizacional Rosângela Villa-Real.

Agradecemos a todos e a cada um ‘dos nossos’: Ana Luísa Amore (MG), Ana Negreiros (TO), Carla Rocha (RJ), Cinthia Flôres (Campo Bom, RS), Deborah Leite, Denise Knust, Duda Polibiano, Eneida Leão (RJ), Flávia Mendes (SP), Giane Gatti (RJ), Isabella Van der Laan (Lyon, França), Luis Monteiro (RJ), Manassés Sato (PR), Missieli Rostichelli (SP), Neire Castilho (MG), Paula Ribeiro (Lisboa, Portugal), Priscila Favaro (MG), Renata Aufer (Campinas, SP), Roberta Melo (Rio das Ostras, RJ), Ronaldo Rotter (SP), Rosângela Villa-Real (RJ), Solange Villela (SP), Thiago Vieira Esteves (SP).

Reforçamos que é hora de agir com serenidade, seguindo as orientações de saúde, e de trabalharmos cada vez mais com propósitos convergentes para os dias melhores, que certamente virão.