TUDO COMUNICA - Planejamento: não navegue sem rota.

Antes de criar um planejamento de comunicação integrada, a empresa precisa ter bastante clareza sobre sua missão, visão, valores, e refletir sobre como quer ser percebida, onde quer chegar e com quem quer se comunicar (‘stakeholders’).

A triste realidade fragmentada

Os setores não se falam. Cada um se comunica de um jeito, sem qualquer articulação. Os que atendem, nas mídias sociais, às dúvidas e questionamentos do público, não passam indicações de possíveis crises que já dão sinais no Facebook para o profissional da assessoria de imprensa. E na hora da resposta, é cada um por si. Isso te parece familiar?

É como se a empresa não precisasse de uma estratégia integrada de relacionamento com os públicos estratégicos, os famosos ‘stakeholders’, e qualquer resposta dada fosse suficiente. Como navegar e conseguir contornar a costa se a rota não está definida?

Usando esta pergunta, faço uma provocação sobre os resultados que queremos ter em nossas empresas: de que forma engajar os funcionários e criar campanhas espetaculares se não há planejamento?

O primeiro passo para criar o planejamento de comunicação integrada da sua empresa é entender qual é a estratégia do negócio. Todo planejamento deve estar alinhado a ela, pois a comunicação deve ser um diferencial para o alcance dos objetivos de negócio. Um segundo elemento fundamental do planejamento é realizar uma análise de macro e de microambiente em que a empresa atua, detalhando também quem são os ‘stakeholders’ principais e secundários. Depois disso, faça uma pesquisa para ver se os atuais canais de comunicação e marketing da empresa têm sido, de fato, eficientes, e atendem às expectativas dos públicos internos e externos.

Com base nesses resultados, é hora de avaliar com que públicos sua empresa deve e quer se comunicar. Pense: que mensagem-chave quero levar a eles? Essa mensagem também deve ser diretamente ligada à missão, visão e valores da empresa.

Agora, é hora de tirar a análise do papel e começar a desenhar um plano de ação, prevendo indicadores, metas e também um orçamento.

Planeje a comunicação e saiba onde quer chegar!