Troquem as ofensas pelas denúncias! Por Elaine Sampaio.

Nos últimos cinco anos os brasileiros passaram a discutir mais cotidianamente sobre a política nos seus diversos núcleos sociais, como nos bares, nos encontros familiares e principalmente nas redes sociais. E quais foram os resultados alcançados? O aumento das agressões verbais, o fim de velhas amizades e até agressões físicas nas manifestações. Levando-se em conta o contexto acima, o que mais me chama a atenção é que fazemos parte deste caos político e indiretamente alimentamos a corrupção, quando defendemos os nossos representantes somente com base nos telejornais, na internet, nos comentaristas políticos, sem averiguarmos antes se um assunto trazido a nós – por qualquer meio – se trata de fake news. O uso das ferramentas de transparência da administração pública torna-se um elemento essencial e um canal mais seguro no combate à corrupção.

Vamos aproveitar o início da nova década para melhorarmos nossa atuação na sociedade! O que vocês acha de termos menos memes e mais denúncias? A denúncia é uma das melhores ferramentas contra a corrupção, desde que seja feita com seriedade, de forma correta, anônima e de acordo com o órgão competente. Atualmente, temos vários órgãos que possuem o canal de denúncias, o qual é utilizado também nas organizações privadas que usam desta ferramenta para combater o assédio moral, o assédio sexual, a fraude e os atos ilícitos contra a administração pública.

Eu não acredito que conseguiremos zerar a corrupção, mas eu tenho a certeza que podemos colaborar com a transformação de um bairro, de uma cidade, de um estado e até de um país para melhor utilizando o canal de denúncias.

Seguem mais adiante alguns links de exemplos dos canais de comunicação. Todos nos orientam como devemos proceder para fazer uma denúncia. Vamos começar?

Visite os seguintes websites:

https://www.tce.rj.gov.br/ouvidoria

http://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria

https://www2.pgfn.fazenda.gov.br/ecac/contribuinte/denuncia/registrar.jsf

http://www.mpf.mp.br/servicos/sac

Lembrem-se de que a melhor defesa da integridade do seu governante é a transparência de suas ações. Atualmente, no Brasil, existem várias organizações que monitoram as ações das prefeituras. São chamados de Observatório Social, onde sempre a ajuda de todos é bem-vinda.

Elaine Sampaio é consultora e palestrante | elaineterceirosetor@gmail.com