SOLUÇÕES COM DESIGN - Verão e os produtos da praia. Por Gisela Monteiro.

Vem chegando o verão e volto a pensar que tem muita coisa a ser feita ainda no ramo da praia. Carregar cadeira de praia, por exemplo, é algo muito penoso, porque ela é difícil de ser carregada por ser grandalhona. Adoraria que a cadeira pudesse ser mais dobrada e tivesse uma alça de mochila para que o transporte fosse facilitado.

O guarda-sol eu já considero um projeto mais evoluído. Há alguns de que gosto muito, pois têm uma espécie de parafuso preso ao cabo para ajudar a furar a areia (sistema saca-rolha). A primeira vez que vi esta solução foi em uma palestra do designer brasileiro Celso Santos sobre a barraca “Spirit” que ele projetou (vencedora do prêmio internacional IF Design Award de 2006). Eu comprei uma Spirit verde e confesso que a adorava. Além do parafuso, ela tinha a estrutura invertida, como um guarda-chuva virado pelo vento. Isso foi motivo de muita confusão na minha vida, pois todos os ambulantes ficavam colocando-o para baixo e ainda me chamavam a atenção: “moça, acertei seu guarda-sol”.

No início, eu explicava que ela era ao contrário mesmo, mas depois eu deixava o vendedor passar e colocava a barraca de volta na configuração original. Os engates não eram de alumínio e o produto acabou deteriorando depois de muito tempo de uso. Também tinha um zíper para guardar coisas, que era ótimo, mas emperrou com o tempo. Até que um dia o cabo de alumínio quebrou e aí eu tive que me desfazer dela definitivamente.

Ano passado, ganhei um guarda-sol vermelho da UV Line. O motivo da escolha do presente foi porque ele tinha um parafuso integrado no cabo, como era a Spirit, que eu gostava tanto. No entanto, ele tem o mesmo problema nos engates – que estão enferrujando -, e me fazem achar que em breve vou perdê-lo também. Assim, percebo que é um projeto que precisa de ajustes.

A designer Gisela Costa Pinheiro Monteiro é professora do Departamento de Design e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense, doutora, mestre e graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro.