SOLUÇÕES COM DESIGN - Em busca do nome ideal. Por Gisela Monteiro.

Jurei para mim que não trocaria o nome da minha coluna. Iria ficar com “Problemas para Designers” e ponto. Mas, como não quero mais problemas na minha vida, resolvi quebrar meu juramento. Por este motivo, mudei o nome da coluna para “Soluções com Design”. Aqui eu busco trazer assuntos do meu cotidiano, vivências, situações, tudo sob a ótica de um projeto de Design, porque é como eu sinto que enxergo o mundo.

Designers têm a habilidade de criar, de materializar ideias e transformá-las em realidade, escolhendo os processos de produção que melhor conseguirão ajudar a atingir o resultado imaginado. De preferência fazendo escolhas conscientes, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, com atenção ao menor impacto ambiental.

Esses profissionais conseguem comunicar diferentes aspectos, revelando se um produto é sofisticado, acessível, refinado, entre outros. Dependendo da atuação, o designer pode estar profundamente envolvido na apresentação de uma empresa, desde as escolhas tipográficas do logotipo até as cores da marca e produtos, passando pelas aplicações no site, na papelaria e nas mídias sociais.

Como disse, para mim, tudo se resume a um projeto de Design. Identifico possibilidades em muitas coisas onde percebo alguma disfunção. Nas conversas com os alunos, percebo que eles ficam agoniados, buscando temas relevantes para seus projetos, principalmente os de conclusão de curso. Então, costumo falar sobre essas disfunções ou necessidades não atendidas que enxergo, e fico feliz de vê-los se debruçando sobre essas questões. Acho fascinante observar as diversas soluções criativas que eles encontram para as propostas que apresento, principalmente quando vão além do que eu tinha imaginado.

A designer Gisela Costa Pinheiro Monteiro é professora do Departamento de Design e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense, doutora, mestre e graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro.