Sobre sustentabilidade. Por Vitoria Alvim.

Nós nascemos, crescemos e reproduzimos, desde o início de tudo. Mas, com o passar do tempo, os impactos que nós temos sobre o ambiente que vivemos mudou muito.

Na pré-história (chamada assim de maneira controversa por ter sido antes da escrita, portanto antes da gravação dos acontecimentos, mesmo que exista história antes), os maiores efeitos que nós tinhamos sobre o nosso ecossistema eram basicamente os resíduos de comida vegetal e animal, pequenos resíduos de exploração e dejetos; ou seja, coisas naturais. Já nos tempos atuais, ainda mais após a Revolução Industrial, nossos impactos mudaram significativamente, e para pior… tanto para nós quanto para o meio ambiente.

Poluição do ar, poluição sonora, poluição luminosa, desmatamento excessivo, destino incorreto de resíduos de materiais não recicláveis ou renováveis, consumismo, materialismo, exploração e extinção de espécies animais e vegetais e outros são algumas das dores que causamos para nosso planeta e para a própria humanidade.

Deu aquele pesinho na consciência? Pois é. Nós precisamos agir, pelo bem da natureza, do nosso futuro, dos nossos filhos, pelo nosso próprio bem.

Tornar-se sustentável para o meio ambiente é ser alguém cujos efeitos na natureza são possíveis de serem suportados e revertidos por ela. Hoje, nós tiramos da Terra mais do que ela pode repor, ou seja, produzir novamente, então, em algum momento, ficaremos sem muitas das coisas com as quais “não podemos viver sem”.

Existem pequenas coisas que podem tirar o nosso planeta de um caminho de destruição, como aquela palavrinha que muita gente acha linda mas não pratica… reciclar. Isto além de outras coisas, como reduzir nosso consumo, controlar nossas vontades e pensar antes de comprar, doar coisas, reutilizar materiais úteis, colocar mais plantas no quintal ou varanda… saber a origem dos produtos que consumimos e optar por materiais biodegradáveis, rejeitar aquele canudinho simpático que o garçom deixa na mesa.

Não são apenas as pessoas ricas que podem mudar o mundo, controlá-lo. Nós, cidadãos comuns, podemos e devemos fazer a diferença. E você pode também compartilhar essa ideia com outras pessoas para manter viva a nossa esperança de um futuro melhor.

Vitoria Alvim é carioca, gosta de artes, de desenhar, escrever e ler livros e mangás. Participa de competições e concursos de diversas matérias. Cursa o nono ano do Ensino Fundamental II na Escola Canadense.