A temporada de enxurrada de conteúdo acabou!
Ainda há resquícios nas redes sociais sobre a verborragia intensificada pelo isolamento social, mas os números e indicativos de retorno e engajamento têm deixado cada vez frustrados empresas e produtores de conteúdos que depositaram todas as cartas em produzir primeiro, surfando na onda do “tudo é post” e depois pensando se será eficiente diante do que é o objetivo esperado com aquela rede ou canal (estratégia).
Do outro lado, dos que recebem a informação, há irritabilidade e impaciência com conteúdos aleatórios e, cada vez mais, a retenção é menor e o distanciamento também.
É fato, a mente humana não suporta mais tanta informação de tantas frentes, entrando pelos ouvidos, olhos e, muitas vezes, sem sequer pedir licença. O fast content está comprometendo nossa sanidade mental, já nos atentamos para isso, e o slow content é o que assegurará a continuidade nas relações e interações com nossos públicos e entre pessoas e interesses nas redes sociais e mídias.
Aliás, um parêntese: a rede social está abrindo espaço para o entretenimento. A fase de entrar na rede social para buscar pessoas, essência do Facebook, acabou. A própria opção de escolha se quero ver as publicações das pessoas que sigo apenas ou se aceito indicações do algoritmo estabelecidas recentemente pelo Instagram já é um movimento neste sentido.
Cada vez mais estamos convencidos que nosso bem mais precioso é o tempo e, por isso, queremos utilizá-lo em linha com nossos interesses, objetivos, e de forma que algo nos agregue de fato.
Então, diante disso, você deve estar se perguntando: Então a rede social acabou? Não preciso mais estar nelas e colocar meu negócio nelas?
De forma alguma. A interação via mídias sociais e ferramentas digitais não acabou e não acabará. O que muda é a forma de nos apropriarmos dela e utilizarmos de forma assertiva, com estratégia, respeitando o outro e a nós mesmos.
Se você se incomoda com panfletagem digital, anúncios, ligações de telemarketing, mensagens via WhatsApp de pessoas que nem conhece e se sentem à vontade em te abordar como se fosse seu familiar ou amigo próximo, como achar que do outro lado, de quem recebe a informação, seria diferente?
O que separará as marcas que prevalecerão com autoridade e funcionalidade nas redes das que estarão gastando tempo, dinheiro e energia falando sozinhas é a estratégia no conteúdo e na ação.
Conhecer os públicos com quem se quer relacionar e onde eles estão é o primeiro passo.
Entender o que faz sentido e o que não faz sentido, ou agrega, a tais públicos é outro passo.
Estar presente com conteúdo relevante, e não apenas estar por estar, é o terceiro passo.
Lembre-se: há milhares de negócios como o seu disputando a atenção do consumidor e das pessoas nas redes. O que reterá a atenção no seu negócio e não no do seu concorrente é o que você agregou a ele, como o abordou.
O como, sempre faz a diferença.
Porque deixou de postar um dia não significa que as pessoas estarão se questionando “o que aconteceu?”, “será que ele deixou de existir?”.
Pense; com tanto conteúdo jorrando e o tempo das pessoas cada vez mais restrito, um dia sem postar não significará que você deixou de existir, pelo contrário, quando aparecer poderá gerar até mais interesse em saber da novidade.
De novo, a proposta não é parar de postar mas, sim, pensar no que postar, para quem postar. Essa é a tendência e isto já irá posicionando você no novo momento da comunicação em rede.
Slow content é tendência e, nesta seara, outro fato relevante que o colocará em destaque e que você já pode começar hoje é: seja você, esteja alinhado aos seus valores e ao porquê do seu negócio. Não há relacionamento que resista à espontaneidade e verdade do discurso, mesmo que você apareça só uma vez por semana nas redes.
A moda é cuidar da nossa mente, do nosso bem-estar emocional, da nossa sanidade mental… o Setembro Amarelo está aí para nos lembrar de que não estamos sós.
Lembre-se: slow content é a tendência!
Um lindo, saudável, estratégico e colorido Setembro a você!
–
Carolina Denardi é especialista em relacionamento e comunicação com mais de 25 anos de experiência e atuação na área, seja como repórter, chefe de redação e apresentadora, seja como assessora de comunicação, imagem e reputação. Apaixonada por pessoas e fazer ponte entre elas. Essência e fundadora da CD Comunica | https://www.linkedin.com/in/carolinadenardi/ | @carolina_denardi