A importância do respeito. Por Vitoria Alvim.

Respeito é um valor a que sempre tem de ser dado a devida importância, indiferente do tempo e do lugar, pois o convívio social é sempre cheio de diferenças de opiniões, discussões e mal-entendidos. Ele deve ser ensinado desde sempre em casa e enfatizado na escola.

O ensino fundamental é o período em que o jovem adquire conhecimentos e cria a capacidade de moldar suas próprias opiniões e de viver em sociedade. Respeitar o outro e seus limites e entender que ele ou ela também têm suas emoções e fragilidades é indispensável
para o cultivo de relações saudáveis. Embora para alguns pareça bobo, praticar a empatia e pensar “eu gostaria que fizessem isso comigo?” pode, muitas vezes, evitar que façamos algo maldoso de que talvez depois nos arrependamos.

É muito comum entre os jovens usar ofensas relacionadas à aparência física do outro como uma forma de brincadeira, e, embora saibamos que brincar é natural, e que às vezes zoar um pouco não faz mal, é importante ter a certeza de que o outro não está se sentindo ofendido, pois, mesmo sem querer, podemos ofender também. (Como eu escrevi no texto sobre palavras).

Para poder mudar essa realidade, podemos conversar e buscar julgar menos os outros pelo que são, falam, sentem e acreditam, tendo em vista que têm vidas e maneiras de ver o mundo diferentes das nossas, e que cada um toma suas decisões do que acreditar e dizer
baseados em experiências próprias, e que não devemos querer mudar os outros.

Relacionar a diversão e a curtição ao amor e não ao ódio – isto faria não apenas melhores jovens, mas melhores cidadãos, e adultos que ajudarão a assegurar um futuro melhor para o mundo.

Imagem de chamada: Vitoria Alvim.

Vitoria Alvim é carioca, gosta de artes, de desenhar, escrever e ler livros e mangás. Participa de competições e concursos de diversas matérias. Cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental II na Escola Canadense.