PROBLEMAS PARA DESIGNERS – Mangueira perfurada: uma solução criativa para molhar a areia. Por Gisela Monteiro.

Uma solução criativa e de baixo custo é a mangueira perfurada, usada pelos barraqueiros, que facilita a entrada na praia, principalmente nos dias de maior sol, quando a areia fica quente a ponto de machucar os pés.

A praia é repleta delas e cada uma forma uma “estrada” fresquinha que conduz a uma barraca, onde fica um vendedor oferecendo seus produtos para quem chega.

A água que é usada nas mangueiras é retirada no solo por meio de uma bomba, que por sua vez é alimentada por um gerador a gasolina. A água também serve um chuveiro, outra grande invenção para o conforto dos frequentadores da praia. E a inovação continua: outro dia vi que algumas barracas fizeram um lava-pé preso na mangueira, próximo ao calçadão, para quem quer sair da praia com os pés sem areia.

No entanto, sempre existe espaço para mais incrementos: a própria mangueira que existe hoje pode ser repaginada, com furos que formem um desenho na areia, com um sistema que permita ela ser facilmente enrolada, ou mesmo apenas com uma cor que a identifique com a barraca. Enfim, oportunidades para designers de produto.

Gisela Pinheiro Monteiro é professora de Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ, na linha de pesquisa ‘História do Design Brasileiro’. É também graduada pela mesma instituição com habilitação em ‘Projeto de Produto e Programação Visual’. Possui formação técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro e experiência na prática do Design, tendo sido responsável por diversos projetos para empresas.