PROBLEMAS PARA DESIGNERS – Lacres: herança maldita dos eventos na praia. Por Gisela Monteiro.

A praia de Copacabana é cenário de muitos shows de música e da grande festa de Réveillon. Palcos aparecem na mesma velocidade que desaparecem, principalmente na altura do Copacabana Palace, que é o local nobre, talvez pela grande distância que há entre o calçadão e o mar.

As estruturas são montadas próximas ao calçadão, bem longe da água. É uma área muito extensa e quente. Apenas uma parte dela é ocupada durante o ano por pessoas que praticam esportes na areia. Por conta destas características, ela é limpa por tratores que passam peneirando a areia. E os lixeiros ficam concentrados na área dos banhistas, mais perto do mar, que geralmente fica muito suja.

Embora esta parte da areia pareça mais limpa, um lixo recorrente encontrado lá são os lacres usados pelas equipes de montagem dos eventos, principalmente para fixar lonas impressas nas estruturas de metal. Para quem não se lembra o que é um lacre, eles são muito usados por companhias aéreas para fechar malas nos aeroportos. O lacre tem a característica de, uma vez fechado, não poder mais ser aberto, a menos que seja cortado com a ajuda de um alicate ou tesoura.

Aí que mora o problema. Na hora da desmontagem dos palcos, os lacres são cortados pelos operários e caem direto na areia. Seria importante que eles fossem recolhidos pelas próprias empresas responsáveis pela montagem, mas isso não acontece. E, como são muito pequenos, passam pelos furinhos da peneira do trator que faz a limpeza e continuam poluindo a praia.

Gisela Pinheiro Monteiro é professora de Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ, na linha de pesquisa ‘História do Design Brasileiro’. É também graduada pela mesma instituição com habilitação em ‘Projeto de Produto e Programação Visual’. Possui formação técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro e experiência na prática do Design, tendo sido responsável por diversos projetos para empresas.