Pontuando a vida... , ; : ! ? ”. Por Neusa Medeiros.

Há sempre uma esquina pela frente; um caminho diferente para nos desafiar a optar. Não somos apenas a soma das nossas escolhas, mas também de todas as renúncias.

Na realidade, com os anos, passamos a ser o somatório das pessoas que cruzaram pela nossa vida, das que ficaram e das que partiram; dos livros que lemos; dos filmes que nos emocionaram; dos cafés de desfrutamos sozinhos ou acompanhados; das viagens que realizamos; dos amores que partilhamos…

E, assim, vamos pontuando a vida a partir do desejo que nos impulsiona, na velocidade que o tempo nos permite. Como breves lições de gramática, percebemos que antes de ser “plural”, é preciso ser “singular”; devemos desvendar a conjugação de diferentes verbos, que passam do sonhar, ao realizar numa velocidade diferente do querer.

A vida exige que fiquemos atentos à pontuação que colocamos nos nossos dias. Quando necessitamos de uma pausa ou precisamos segurar uma reação, cabe usar reticências (…), que podem nos salvar. Lembrando que os dois pontos (:) estabelecem uma relação entre dois enunciados, indicando uma citação ou uma explicação.

Quem já não precisou colocar uma vírgula (,) dar uma ligeira pausa na correria dos dias e, assim, evitar ambiguidade? Que sejamos cirúrgicos ao usar desse respiro. Já o uso do ponto e vírgula (;) quando houver a necessidade de uma pausa maior, basicamente auxilia a atribuir clareza, organizando a fala, ajudando a socorrer, lembrando que o bom senso deve dar o tom.

E a exclamação (!) – ela pode noticiar alegria, dor, entusiasmo, raiva, surpresa. É vida! Diferente da dúvida, que marca a interrogação (?), este sinal que nos acompanha em muitos momentos e coloca um desequilíbrio nas certezas.

As aspas (“) são utilizadas para destacar palavras ou expressões, marcando o início e o fim do destaque, do tom que desejamos dar. Podem ressaltar uma fala. Sem esquecer do ponto final, o qual indica uma pausa longa e encerra um período. O certo é que nem todo ponto final noticia o fim de uma história, podendo ser só a indicação que um novo parágrafo deve ser iniciado. Fique atento, pois a vida vai sinalizando!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.