Pode entrar sem bater! Por Neusa Medeiros.

Eu já sabia da sua chegada! Escutei os seus passos, mesmo que silenciosos. Senti a sua presença e aceitei que iria entrar, sem bater. Percebi que era chegada a hora e cá estou, de braços abertos. Dúvidas tenho sim. Não sei o que me espera essa vinda. Que movimento inesperado trará na minha vida, mas, enfim, é tempo de se reinventar e não vou fugir do meu destino.

Sei que não existe caminho fácil, mas como o meu coração não envelhece nunca, ele poderá acelerar tantos momentos felizes que nos aguardam logo ali. Acreditar que pode ser melhor, por si só, já me aquece a alma.

Vivo observando os sinais que irão dar mais sabor aos novos tempos. Será um dia de cada vez, com uma noite no meio, mas valerá a pena se emocionar e vibrar com a beleza das pequenas coisas. Talvez os projetos precisem ser reavaliados, como uma roupa que não nos cabe mais. Então novos sonhos darão lugar aos antigos. É um desvio de rota, eu sei bem. Já tive que encontrar atalhos para chegar aonde queria. E está tudo bem se perder às vezes – para se encontrar mais plena, logo adiante. É natural termos diferentes e múltiplas opções. Que bom que a vida é multifacetada. Não vou me assustar com isso! Medo devemos ter de viver sem escolhas. Vamos acreditar na máxima que somos energia da cabeça aos pés.

Já sinto a sua presença. É novo. De novo. Mais uma vez. Mesmo que desejasse não seria igual ao que passou. Então, me abrace, como quem está transbordando de saudade. Permita que a partir de um mergulho, imaginário, possa expandir a felicidade desejada.

Que os riscos sejam minimizados, os receios enfrentados, as dúvidas clareadas e a coragem fortalecida. Que tudo tenha mais sabor, pois afinal temos a nossa dose de parcela neste tempero. Não desejo fugir do destino. Vou desvendar os seus mistérios e aceitar que alguns ventos chegam para retirar as folhas mortas e deixar que as novas nasçam livremente. Se tiver medo, vou amarrar bem o cinto e seguir, afinal, 2022 já chegou! Então, Ano Novo, fique à vontade para me surpreender!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.