PESQUISA DE MERCADO - Pesquisa remunerada. Por Silvia Monteiro.

Recrutar oferecendo uma remuneração me tira do sério, por isso volto ao assunto. Essa prática já tomou uma proporção absurda, com inúmeras páginas convidando para grupos oferecendo dinheiro. E é claro que todos se candidatam para participar, já que ninguém quer perder ‘a grana’.

E o critério de seleção? Se você posta um perfil e diz que o pagamento é R$ 300,00 – por exemplo -, vai chover convidado, dentro ou fora do perfil. Isso para mim não é recrutamento. Será que os clientes sabem que tem grupos deles que são formados assim? Sou muito rigorosa e já tive pessoas claramente fora do perfil que, ao serem dispensadas, falavam: ‘mas eu preciso muito desse dinheiro’. Socorro!

Participar de grupo de pesquisa não é profissão! Uns chegam uma hora atrasados só para receber o ‘incentivo’. Em grupo meu não recebe. Não tolero essa prática! Há muitos anos atrás vi uma pessoa chegar atrasada, não participar e descer e entrar num carro, comemorando o dinheiro fácil que recebeu. Se você vai ficar duas horas em uma pesquisa, como tem um carro te esperando? Por isso passei a não tolerar mais atrasos. Suspeito até que era combinado com a recrutadora para que as duas partes recebessem. Na minha equipe essa prática não existe. Além de séria, ética e comprometida, minha equipe recebe por grupo fechado.

Silvia Monteiro por ela mesma: jornalista com 30 anos de experiência em Pesquisa Qualitativa, especialista em Coordenação de Recrutamento. Com muitas histórias na bagagem para compartilhar aqui com vocês. Como boa jornalista, também amo escrever, então além de uma sólida carreira como pesquisadora, produzo conteúdo, seja para portais como o O.C.I., como para páginas em que faço também monitoramento e divulgação de imagem e produtos. Entendi que o Marketing Digital é o caminho natural do jornalismo tradicional.