PESQUISA DE MERCADO - Como fazer um grupo bem segmentado? Por Silvia Monteiro.

Share Button

Quando o cliente me envia um briefing solicitando um projeto de pesquisa, eu observo alguns detalhes importantes para que cada grupo – seja de discussão em grupo ou de entrevistas – tenha uma boa segmentação.

É preciso equilibrar o grupo para que pessoas de diferentes idades, classes sociais e profissões sejam ouvidas.

Um grupo bem segmentado é aquele que tem equilíbrio entre faixa etária, sexo, profissão e classe social. Não podemos ter um grupo com três engenheiros, por exemplo, ou com três pessoas da mesma idade, ou, ainda, cinco pessoas de uma mesma classe social e somente duas de outra. Volto a dizer: grupo não é um ‘ajuntamento’ de pessoas, mas uma seleção minuciosa de respondentes qualificados.

Na próxima coluna: Como distribuir corretamente a classe social?

Até lá!

Silvia Monteiro por ela mesma: jornalista com 30 anos de experiência em Pesquisa Qualitativa, especialista em Coordenação de Recrutamento. Com muitas histórias na bagagem para compartilhar aqui com vocês. Como boa jornalista, também amo escrever, então além de uma sólida carreira como pesquisadora, produzo conteúdo, seja para portais como o O.C.I, como para páginas em que faço também monitoramento e divulgação de imagem e produtos. Entendi que o Marketing Digital é o caminho natural do jornalismo tradicional.