PESQUISA DE MERCADO - A importância da checagem antes do grupo. Por Silvia Monteiro.

Share Button

Você tem seus grupos prontos, espelhos enviados ao cliente, todos confirmados, e aí você chega na sala e manda o grupo entrar? Errado!

Perguntas simples na recepção podem evitar catástrofes como a perda de um grupo inteiro dentro da sala ou a entrada de um participante que irá desvirtuar o todo. Como resolver? Simples.

Quando a pessoa chegar à recepção, converse com ela separadamente por 5 minutos. Faça isso com todos. Olhe a aparência, veja se é compatível com a classe social da ficha, faça de novo as perguntas-filtro e observe possíveis contradições. Cheque RG e documentos que comprovem o perfil como título de eleitor se o grupo for com eleitores daquele município, por exemplo.

Também verifique se a pessoa verbaliza bem e gosta de conversar, pois não há nada pior que um participante calado, chato ou desinteressante dentro de um grupo. Às vezes a pessoa muito calada e monossilábica nas respostas pode indicar que está mentindo também. Passe ao cliente suas observações para uma escolha certeira e criteriosa de quem será escolhido para participar.

Para completar uma boa checagem, antes do grupo entrar, eu sempre lembro a todos a importância e a seriedade da pesquisa, pedindo o compromisso com a verdade dentro da sala.

Silvia Monteiro por ela mesma: jornalista com 30 anos de experiência em Pesquisa Qualitativa, especialista em Coordenação de Recrutamento. Com muitas histórias na bagagem para compartilhar aqui com vocês. Como boa jornalista, também amo escrever, então além de uma sólida carreira como pesquisadora, produzo conteúdo, seja para portais como o O.C.I., como para páginas em que faço também monitoramento e divulgação de imagem e produtos. Entendi que o Marketing Digital é o caminho natural do jornalismo tradicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *