PAPO ABERTO - Unindo propósitos, compartilhando ideais! Por Danielle Furlan e Daniela Martins.

Já faz um tempo que escutamos que o presente e o futuro giram em torno de compartilhar e colaborar. Os novos negócios disruptivos que foram criados nos últimos anos têm como base o conceito dessas duas palavras. Para que esses conceitos engajem e criem verdadeiras comunidades é necessário afiar o propósito. Este é o elo que une pessoas e organizações transcendendo muros, principalmente hoje – na era digital.

Para que a comunicação transparente ocorra, por exemplo, no mundo corporativo, requer-se, antes, que tal prática seja adotada pela empresa como um valor, que este seja incorporado como código de conduta de cada um de seus membros. Assim, ‘como você faz’ é tão ou mais importante ‘do que você faz’!

O Observatório da Comunicação Institucional incorpora em sua proposta esses conceitos e tem cumprido bem o objetivo. Nos últimos meses, o O.C.I. tem feito um trabalho pontual em várias regiões fomentando entre jornalistas, relações-públicas, publicitários e profissionais de áreas afins, encontros presenciais para discutir novas propostas de trabalho e de parcerias. Prova de que uma ideia compartilhada pode atrair mais pessoas e angariar mais participações, criando um movimento que certamente será capaz de trazer uma nova atuação e novos resultados.

Esta coluna, por exemplo, foi escrita por duas profissionais que até pouco tempo nem sequer se conheciam. Ambas atuam no Paraná e, após a Jornada O.C.I. PR, em Curitiba, continuaram o alinhamento de propósitos e, hoje, decidiram dividir essa coluna em busca de colaborar uma com a outra e com o O.C.I. a fortalecer os valores e o poder da sua network.

O interesse em questionar e construir valores é o que aproxima tais profissionais e demais outros membros, dada à iniciativa de seu idealizador. Prova de que unir propósitos e compartilhar ideias é valioso para todos dentro do mercado; profissionais, estudantes, gestores, e organizações.

A união na área de comunicação, seja digital ou empresarial, precisa acontecer o quanto antes para que nosso mercado seja fortalecido por boas iniciativas e para que a conexão com mais profissionais possa gerar grandes discussões e muito aprendizado para a comunidade.

Nós, da coluna ‘Papo Aberto’ estamos abrindo uma nova temporada de artigos na qual, além de escrevermos a duas mãos, noutros momentos convidaremos profissionais para contribuir com os temas.

Diz aí o que você pensa sobre o assunto para construirmos juntos o futuro ideal para todos.

Fique à vontade para contribuir com nossa coluna nos dando ideias de temas que norteiam a área de comunicação empresarial e marketing digital e off-line.