O que não fazer nos cursos corporativos 'online'. Por Letícia Araújo.

Um dos maiores erros que podemos observar em cursos online está relacionado à comunicação. Aprender a se comunicar muito bem com seu aluno, esteja ele na escola, na universidade ou nas empresas, é muito importante. É por meio da comunicação que o professor transmite sua mensagem, entrega feedbacks e motiva o estudante a continuar.

Quando tratamos do ensino de adultos no ambiente digital, isto se torna uma verdade ainda maior, pois todas as vezes que a mensagem chega atravessada, aí está um motivo para a desmotivação do aluno, a perda de significado e sentido naquele aprendizado. Portanto, entender que a sua forma de se expressar possui uma grande parcela no sucesso da sua ação educacional é o primeiro passo para tomar atitudes acertadas dentro do processo de ensino-aprendizagem.

Além do problema na comunicação, abaixo são listados sete erros muito comuns e observados de forma corriqueira nos cursos corporativos online.

1. Feedback nulo e desumanizado

O feedback na educação à distância é, sem sombra de dúvida, muito importante para que o aluno possa compreender os pontos acertados e aqueles em que ele precisa melhorar. Além de não deixar o ‘fantasma da solidão’ perseguir o estudante, deixando-o sem retorno durante dias, saber escrever um feedback humanizado vai trazer benefícios imensos à progressão do indivíduo em um curso.

Portanto, busque expressar empatia, elevar os acertos e tratar os erros com delicadeza, objetividade e sempre entregue recursos para que o estudante possam revisitar os conteúdos e melhorar seu conhecimento e a aplicação do mesmo.

2. Recusar o erro nas atividades individuais ou em grupo

Os erros aparecem e eles não devem ser recusados. Errar é um dos passos do processo de aprendizagem e do estímulo à criatividade. Dessa forma, lidar com o erro, principalmente naquelas ações educativas em que se exige a aplicação prática do conhecimento, é importante e ele deve ser visto com bons olhos pelos educadores.

3. Entregar conteúdo em apenas um formato

Cada indivíduo possui sua maneira de aprender. Alguns são mais visuais, outros auditivos e temos ainda aqueles cinestésicos. Assim, uma das premissas básicas quando falamos em educação corporativa online é entregar o mesmo conteúdo em formatos distintos, permitindo que o estudante o utilize da forma como desejar estudar.

Não fazê-lo significa ignorar as necessidades individuais dos alunos e não se comprometer de fato com os resultados da aprendizagem.

4. Sobrecarga de conteúdo e tarefas

Outro ponto de atenção é a sobrecarga de conteúdos a serem estudados e tarefas a serem desenvolvidas. Isso é comum acontecer quando não há um planejamento de aula consistente e coerente com o ambiente digital, respeitando os momentos em que o estudo irá acontecer e a jornada de trabalho do colaborador.

Além disso, sobrecarregar o aluno é o mesmo que gerar um estresse, o que também se constitui em um desmotivador para a continuidade ou engajamento no curso.

5. Não respeitar o ritmo de cada aluno

Cada aluno possui um ritmo próprio de estudo e sua forma de desenvolver as tarefas propostas. Com isso, cabe ao treinador buscar compreender esta individualidade e, ao invés de torná-la um problema, transformá-la em uma aliada da aprendizagem.

Isso não quer dizer que o estudante não deverá cumprir os prazos estabelecidos para o grupo, mas a flexibilização é interessante. Aqui, cabe ressaltar que a ideia da personalização do ensino vem crescendo em todos os ambientes educacionais, e não seria diferente na educação corporativa.

6. Utilizar modelos de avaliação tradicional

Assim como é importante o desenho do conteúdo direcionado à EAD, o mesmo acontece com as avaliações. Muitos cursos online acontecem no ambiente virtual porém, quando se trata de avaliar a performance do colaborador, são desenvolvidas atividades avaliativas presenciais classificatórias – as famosas provas. Dessa maneira, cabe ao treinador utilizar a própria tecnologia a seu forma, lançando mão de modelos de avaliação que são direcionadas para o ambiente online.

7. Não cumprir prazos

Assim como os estudantes devem cumprir os prazos estabelecidos no curso, os treinadores também precisam cumprir as regras, enviando feedbacks, notas e materiais nas datas previamente acordadas.

Muitos outros erros poderiam ser listados, porém estes são aqueles que mais impactam principalmente na motivação e engajamento do aluno adulto. Se você é um treinador corporativo, precisa estar atento a estes erros e não cometê-lo, evitando comprometer os resultados do seu trabalho.

Imagem: Foto de Bongkarn Thanyakij no Pexels.

Letícia Araújo é empreendedora, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.