Nunca pare de acreditar. Por Neusa Medeiros.

A fé pede um passo de cada vez, sem cobranças, mas com confiança. Nem sempre ela está ali dentro da gente, vibrando, mas tenho convicção de que vai se apresentando, pouco a pouco, e ganhando terreno.

Certa vez alguém comentou que a fé é a âncora da alma. Com ela, nos sentimos amparados e vamos mais longe, acreditamos mais em nós. E aquela dose extra de confiança, que às vezes falta ou se esconde, encontra força no seu poder.

Como uma chave, essa energia abre incontáveis portas. A fé não tem limites, nem tempo ou lugar. Ela acontece e se estabelece dentro da gente para nos mostrar que podemos nos conectar com o divino, que existe uma alma sensível dentro da gente capaz de nos acolher sempre que precisamos, basta acionar a nossa fé. Quando acreditamos que o melhor ainda está por vir, é ela que pulsa.

Tenho aprendido com as tentativas, com os erros e as fraquezas. Não vivemos somente de ganhos, já sabemos disso na prática. A fé nos ajuda a acreditar que tudo na vida tem um tempo e um propósito. Nada acontece de forma solta, sem conexão, por acaso. A vida está em movimento, mas atenta.

O meu medo não corre de mim, ele está sempre por perto para me manter alerta, vigilante. Não me deixa acreditar 100%, coloca dúvidas, armadilhas e deseja vencer, mesmo contrariando algumas máximas. É a fé que me segura quando os ventos sopram contra, desestabilizando os dias.

O que seria de nós sem a crença de que existe uma força maior que tudo sabe e tudo coordena, em prol da nossa evolução por aqui?

Desesperar seria a prática mais recorrente. A confiança estaria batendo recordes de descrença… Não teria sentido o verbo acreditar. Entraria em cena o desacreditar. Perderíamos a luta – mesmo antes de iniciar a disputa. Seríamos reféns da apatia e do desânimo, sem forças para investir no possível.

Por isso, independente de religião, seita ou culto, fortaleça a sua fé. Ela literalmente move montanhas, nos lança mais longe. Nunca pare de acreditar, porque milagres surgem a qualquer momento – basta investir nesta força interior de verdade!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.