Para começar, nunca é tarde demais! Por Neusa Medeiros.

Aprendi, com o tempo, a buscar entendimento nos sinais, nos detalhes que escondem tanto. Tenho pressa, mas sei saborear a calmaria. Procuro viver o novo, de novo, me disciplinando para não me cobrar em demasia. Existem fatos que independem da gente. A vida vai ensinando!

Pois, de novo, estamos diante de um outro tempo, marcado no calendário, que insiste em desacomodar as certezas, que adora colocar dúvida nas escolhas, e fantasia o lado faceiro de ser – sem motivos aparentes.

Se não fossem as ressalvas, as vírgulas, os pontos de interrogação, poderíamos estar em outro patamar. As reticências teriam outro significado; o ponto de exclamação seria usado sempre e pensaríamos melhor, antes de colocar o ponto final. As metas adiadas seriam vividas hoje e passaríamos de fase sem medo que o jogo terminasse sem explicações.

Embora nada se repita, tudo pode ser melhor e mais pleno, como nunca foi. Já conheço os motivos das minhas cicatrizes, sei onde dói ou arde, reconheço o que me faz chorar ou sorrir. Avancei. Estou num outro patamar, sem tantos julgamentos. Esse tempo tão curto me ensina, diariamente, que devo viver com entrega e a intensidade de quem já cruzou muitos portais.

O livro que se apresenta está com 365 páginas em branco para serem escritas com sabedoria. Tudo que for possível e justo deve ser vivido. É tempo de juntar os pedacinhos quebrados nos anos que passaram, e transformar em coragem. Essa força é a munição da bagagem individual que irá nos acompanhar.

No fundo, somos nós com a gente mesmo, então vale não desperdiçar afetos, palavras doces, novas vivências, sonhos e planos adiados para um tempo que nem sabemos se existirá.

Que a coragem ultrapasse o medo, com tanta determinação que não sobre arrependimento, somente força para viver em plenitude.

Desejo que a inveja morra de tédio, porque a admiração virou o jogo e ensinou o valor da marca pessoal e intransferível que habita em mim, em nós.

É tempo de fazer as pazes com o passado e olhar para o futuro com esperança, almejando que os dias felizes sejam cada vez mais longos e certeiros.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.