CARREIRA EM ALTA PERFORMANCE - Novos líderes para novos tempos?

Entre as principais carências dos atuais gestores estão a falta de disposição para assumir riscos, a dificuldade de gerenciar crises e a incapacidade de influenciar as novas gerações.

Assim, a formação de novos líderes se tornou uma prioridade, contudo esse processo deve ser conduzido pelo setor de RH, tendo o apoio da alta direção e compromisso dos demais gestores para funcionar.

Para identificar quais colaboradores possuem os atributos e características necessárias para se tornarem os futuros líderes, é necessário uma gestão mais próxima, feedback construtivo, avaliações de desempenho constantes e observação diária dos mesmos.

O interesse pelo aprendizado e crescimento, ter uma boa comunicação e poder de argumentação são importantes, mas além disso é necessário ter humildade para admitir os erros e possuir equilíbrio emocional.

Por outro lado, não basta localizar esses potenciais, é preciso investir em um programa de treinamento completo e permanente, direcionado a trabalhar os talentos e limitações de cada colaborador e assim, potencializá-lo para uma futura liderança.

Como deve ser esse novo líder?

– Administra conflitos: a habilidade para mediar e administrar conflitos faz parte do perfil de liderança. Assim, o líder costuma agir com imparcialidade e empatia e, desse modo, se transforma em um conciliador.

– Soluciona problemas: o líder soluciona problemas e encontra novas oportunidades para o negócio. Para tal, revela capacidade analítica, proatividade, criatividade e coragem para propor inovações.

– Possui visão sistêmica: o líder é um curioso e, por isso, desenvolve uma visão sistêmica – analisando os processos, o mercado, os concorrentes e os impactos de variáveis externas. Dessa forma, consegue enxergar a longo prazo, o que garante um entendimento maior sobre as necessidades e objetivos da empresa.

– Sabe ouvir: saber ouvir é uma habilidade importante. O líder deve ouvir com atenção, coletar opiniões, absorver conhecimentos e incorporar feedbacks.

– Demonstra flexibilidade: a flexibilidade é outra característica do líder, que evita posturas negativas ou restritivas. Assim, é capaz de se adaptar às novas condições, sem perder rendimento.

Nenhum líder nasce pronto, todos necessitam e podem melhorar, mas para isso é necessário investir em capacitação. Treinamentos específicos e sessões individuais são fundamentais para a evolução destes profissionais.

É importante que a área de RH juntamente com os gestores das áreas definam quais competências são fundamentais para desempenho de cada função, especialmente no caso das novas lideranças.

Marcelo Simonato é um executivo, escritor e palestrante especialista em desenvolvimento profissional e alta performance. Mais informações, acesse: www.marcelosimonato.com | E-mail: [email protected]