NOVA COLUNISTA: Vanessa Vargas - Comunicação em tempos de crise.

É muito comum escutar empreendedores falando que investirão em comunicação assim que tenham o seu negócio mais estruturado, que tenham um site atualizado ou mudem para uma nova sede. Hoje, com uma pandemia batendo à porta, outra grande parcela de empresários está dispensando agências de publicidade, assessorias de imprensa e influenciadores digitais. Dando fim a um trabalho que afeta não só o imediatismo das redes sociais, mas também a imagem das empresas no longo prazo.

Esperar que algo esteja concretizado para começar a se comunicar é um erro.

Quanto mais as pessoas participarem do processo, mais engajadas elas estarão com a sua marca. Vai mudar de endereço? Mostre como estão as obras e como toda a equipe está ansiosa pela mudança. O site não está tão bacana quanto gostaria? Aponte as ações de marketing digital para outro canal. A realidade é diferente do que gostaria? Seja verdadeiro e mostre como você faz as coisas. Essa ‘proximidade’ – de contar o que ocorre enquanto está ocorrendo – é um capital muito valioso em tempos de crise. Negócios que já trabalhavam desta forma estão, em época de pandemia, mais confortáveis em falar sobre as dificuldades que estão enfrentando.

Agora, se a sua empresa nunca fez um esforço nesse sentido, não deixe para depois da crise para começar a conversar com seus clientes. Inicie informando as alterações e as medidas preventivas para este momento. Depois disso é preciso pensar qual a estratégia de comunicação mais adequada para seu negócio. Nessa hora é fundamental contar com um especialista e aqui não falo de uma grande agência, falo de ouvir um profissional que vai encurtar o caminho e fazer com que os gastos realizados sejam eficazes, para que a comunicação seja um investimento e não um custo.

A crise chegou sem avisar e mudou a rotina, a reflexão é fundamental em todos os níveis, repense a comunicação também. Já passou da hora esperar o cenário ideal para conversar com seus públicos.

Vanessa Vargas é relações-públicas, diretora da DuJour Comunicação e diretora de Relações Públicas da Federação das Associações de Jovens Empresários do Rio Grande do Sul – FAJERS.