NOVA COLUNISTA: Renata Ribas - Comunicação Pública e Governo Digital.

Oi, pessoal! Eu sou Renata Ribas, jornalista, servidora pública e mãe da Clarice. Atuo com comunicação no serviço público federal há quase 10 anos e tive a oportunidade de iniciar este ano uma nova trajetória (apaixonante!) pelo universo da Comunicação Pública em Governo Digital.

Neste espaço, terei a oportunidade de compartilhar com vocês mensalmente (todo dia 23 – já anota aí!) assuntos ligados à temática da comunicação na jornada de transformação digital de serviços públicos no país. A tecnologia tem modificado a relação dos cidadãos com o Estado e o futuro digital que parecia tão longe está acontecendo agora. No meio de tudo isso, estamos nós, gestores de comunicação do setor público, com a missão de fazer chegar à população essa revolução. Porque não é só tirar do papel um serviço. É mudar a cultura, a vivência de hábitos, ressignificar aquela experiência tão negativa que tantos cidadãos têm de recorrer ao governo e ter sempre uma sensação de morosidade e burocracia.

Com o digital, as possibilidades são infinitas e os desafios também. Em um país continental como o nosso, com diferenças tão grandes de escolaridade e formas de acesso à internet, o nosso trabalho ao comunicar uma política pública que foi viabilizada por meio de um produto digital exige novas formas de narrativas, novas estratégias e um olhar vigilante para percebermos se não estamos falando apenas para a nossa bolha. Não dá para ser só um trabalho de escrever um release e divulgar um serviço no portal institucional, emplacar pautas em jornal, colocar um porta-voz na TV e aguardar o cidadão ir atrás do serviço quando ele precisar. Temos que ir além, nos antecipar, oferecer o serviço, mostrar para o cidadão que na hora que ele necessitar do governo, está tudo ali na palma da mão.

O marco legal dessa nova forma de oferecer serviços públicos é a Lei de Governo Digital (Lei nº 14.129/2021), que entrou em vigor este ano. A norma estabelece princípios que deverão ser seguidos por toda a Administração Pública federal, estadual e municipal. Sem dúvidas, essas diretrizes também deverão ser incorporadas na vivência do trabalho dos comunicadores públicos. Entre alguns pontos importantes, destaco aqui:

– a desburocratização, a modernização, o fortalecimento e a simplificação da relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais, acessíveis;

– a disponibilização em plataforma única do acesso às informações e aos serviços públicos;

– a interoperabilidade de sistemas e a promoção de dados abertos;

– o incentivo à participação social no controle da administração;

– a eliminação de exigências e formalidades;

e

– o apoio técnico aos entes federados para implantação e adoção de estratégias que visem à transformação digital da administração pública.

É com isso em mente que precisamos atuar a partir de agora. O que veremos na transformação digital da Administração Pública é cada vez mais órgãos atuando juntos na criação de soluções conjuntas que resolvam problemas em comum. E tudo isso sendo ofertado ao cidadão por meio de uma plataforma única, com especial cuidado com a proteção da privacidade e com a segurança das informações. Dessa forma, é muito importante não só o apoio técnico entre os entes federados, mas uma atuação cada vez mais integrada, alinhada e cooperativa nas comunicações dos diversos órgãos. E para isso, é fundamental compartilhar experiências, conversar sobre os temas ligados a esse novo universo digital no serviço público e, assim, aprender uns com os outros. É o que vou buscar fazer por aqui! Vamos juntos?

Renata Ribas é graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília. É especialista em Comunicação Corporativa, Planejamento e Gestão pela Universidade Cândido Mendes. Ingressou no serviço público federal em 2006 como assessora da Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Em 2011, iniciou sua trajetória na Assessoria de Comunicação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), onde coordenou projetos estratégicos de comunicação interna e externa. Desde junho de 2021, é assessora de comunicação da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, atuando na comunicação estratégica das ações de transformação digital de serviços públicos.