NOVA COLUNISTA - Empreendedorismo Feminino e Comunicação: Quais os desafios da comunicação no empreendedorismo? Por Alessandra Assumpção.

Para começar aqui com o pé direito, quero que você me conheça. Sou essa mulher com cara de menina que aos 14 anos de idade resolveu que queria fazer jornalismo, simplesmente por gostar de escrever e por ter conhecido uma emissora de televisão… e meus olhos ainda brilham todas as vezes que essa lembrança vem à minha mente.

A comunicação sempre foi meu ponto forte. Sempre que eu ia a algum lugar, voltava com um nova amizade, com um novo contato, com uma nova experiência. Simplesmente porque nunca tive vergonha de me apresentar e de fazer conexões com outras pessoas.

No final de 2017, dei um novo rumo para minha vida. Depois de me tornar mãe e enfrentar alguns desafios dessa maternidade, resolvi empreender. Montei a ‘Madame Conteúdo’, uma empresa onde atuo com a produção e a revisão de textos, onde presto consultoria e mentoria na área de marketing de conteúdo para mulheres empreendedoras que querem alavancar os seus negócios e mostrarem a sua força.

Empreendedorismo real

Você sabia que as mulheres são as que mais abriram seus próprios negócios nos últimos tempos, mas que elas ainda ganham menos e suas empresas fecham mais rápido? Sim, esse dado é real e é do relatório de 2019 do Sebrae. Esse estudo comprovou também que as mulheres são mais escolarizadas, estudam mais para fazer o negócio ter sentido e retorno financeiro, mas, ainda assim, ganham 22% menos que os homens.

Eu acredito que isso é porque nós mulheres somos mais críticas conosco mesmas. Nós esperamos ter 100% de certeza para fazer algo. E no empreendedorismo não existe certo ou errado, existe tentativa e erro e adaptação do que faz sentido para o negócio de forma genuína.

Comunicação, onde ela fica?

Para mim a comunicação é o centro de tudo que fazemos, seja no empreendedorismo ou fora dele, e também na vida pessoal. Se você não se comunica da forma mais adequada, abre portas para uma interpretação errada da pessoa que está do outro lado. Sim, você deixa caminhos abertos para que ela, tendo dúvidas, tire suas próprias conclusões.

Como melhorar a sua comunicação no empreendedorismo

A primeira dica que quero dar aqui é que você tenha clareza do porquê existe o seu negócio e de como ele é realmente importante para você. Em seguida, quero que pense em como o que você oferece faz sentido para as outras pessoas, ou seja, o seu público, a persona que efetivamente irá comprar a sua marca.

Depois, quero que compreenda como é importante comunicar de forma clara e objetiva o que você entrega, como você trabalha, quais são seus valores, qual seu propósito e tudo que pauta o seu negócio. Seja – ainda – empática. Sim, empatia nos livra de vários perrengues… Coloque-se no lugar do outro, entenda o que a pessoa pode sentir e pensar, para que você – então – responda de forma que faça sentido. Nos negócios isso não é diferente. Quando você se coloca no lugar do seu público você tem uma comunicação mais efetiva e não abre brechas para interpretações distorcidas.

Se permita

A comunicação no empreendedorismo não é tão simples como parece, mas com direcionamento ela é possível de ser realizada todos os dias. Sempre falo que o hábito e a prática são os melhores caminhos para que nossas habilidades evoluam e possamos assim ter autenticidade no nosso negócio!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt