NO CORAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL - A história de uma árvore e os ciclos da natureza. Por Aclyse Mattos.

No coração da América do Sul há muita história de coragem e força telúrica. Muita gente tece seus destinos e aventuras. Mas, aproveitando a data em que celebramos o futuro de esperança através dos sonhos das crianças, vamos falar de uma aventura natural. A história de uma árvore como símbolo de renovação.

Em pleno dia da árvore, um 21 de setembro iluminado pela lua cheia, o pátio interno do SESC Arsenal recebeu o lançamento do livro infantil Embaúba: a história de uma árvore, fazendo que arte, texto e mundo entrassem em alinhamento.

O texto límpido e poético de Ivens Cuiabano Scaff encontrou nos traços e cores da artista Ruth Albernaz uma simbiose perfeita (para ficarmos nos termos da natureza). O livro é fruto de uma cuidadosa edição da Entrelinhas Editora.

Sou do tempo em que as casas tinham quintais, as praças recebiam as bênçãos das sombras das árvores e as matas eram encantadas por mistérios. Então convivi com embaúbas (que minha mãe mineiramente chamava de embaúva ou embauveira). Dizem que o mundo evolui e melhora, mas sabemos que a melhora depende do ponto de vista. A natureza domada nas cidades é a mesma que muitas vezes desmorona ou alaga as ruas e casas.

O livro de Ivens e Ruth é um conto que restaura a confiança nos ciclos da natureza. Um poema de amor à primavera como sinal de renovação, sabendo que é preciso atravessar o inverno com esperança. Não vamos aqui minar a curiosidade da leitura dando spoilers. Precisamos ler o livro, mergulhar nas ilustrações e sair para o mundo com maior compreensão da vida e da história. A começar pela história natural, da qual ninguém escapa.

Livro: “Embaúba: a história de uma árvore”.
Autores: Ivens Cuiabano Scaff com ilustrações de Ruth Albernaz.
Editora: Entrelinhas.
Informações – https://www.entrelinhaseditora.com.br/produtos/p.asp?id=286&produto=embauba_a_historia_de_uma_arvore

Imagem de chamada: Ruth Albernaz.

Aclyse Mattos é graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – RJ, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. É escritor, poeta e professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT.