Não me coloque numa caixa! Por Carolina Denardi.

O que o autoconhecimento me trouxe:

1. Clareza
2. Foco
3. Segurança

A jornada de pivotar com a empresa, empreender e reverberar a que veio e, muitas vezes, relembrar a você mesma a sua história e experiências que te trouxeram até aqui é longa e requer coragem!

Coragem é a palavra e sempre que me perguntam quando foi a chave da virada, conto de um sábado cinzento de ócio criativo, assistindo ao filme Brave Heart, quando o protagonista revela: “Seu coração é livre, você só precisa ter coragem de segui-lo”.

Na hora eu escrevi a frase e aquilo ficou comigo, ecoando, digerindo por pelo menos mais uns seis meses até a tomada de decisão por virar a chave e ter a coragem de trilhar um outro caminho, já com mais de 40 anos e disposta a correr os riscos e vivenciar as dores e delícias que a decisão traria. Já estava com a CD há quase 10 anos, autorresponsabilidade eu tinha, o que eu não tinha era a clareza de que liberdade era um dos meus três valores inegociáveis.

Por isso a frase do filme ecoou de forma tão estrondosa em mim. A frase não foi ouvida, foi avassaladoramente sentida no coração.

E é neste ponto que entra o autoconhecimento.

O que aqui reproduzo num artigo, significou muito trabalho interno de imersão e contato com emoções já soterradas. Abrir a caixa de Pandora exigiu muita coragem e quando eu falo em dores e delícias é com conhecimento de causa.

Tive apoio de profissionais extremamente competentes e responsáveis em suas áreas que me conduziram e apoiaram nessa jornada, pessoas a quem sou e seguirei grata eternamente, o que tem a ver com meu terceiro valor inegociável: a lealdade. Razão pela qual justifiquei a escolha pelo jornalismo, tão relacionado para mim à verdade e à transparência.

Foi fácil? Nem um pouco e ainda não é. Escolhas com mais de 40 têm peso muito diferente das escolhas que fiz com 20, quando o fator tempo praticamente nem era um ponto para mim… “Temos todo tempo do mundo”… não é o que dizia a letra do Renato Russo?

Pois bem, liberdade é o meu primeiro valor inegociável. Lealdade é o meu terceiro valor inegociável. E a coluna do meio? O segundo valor inegociável – e que une as pontas sempre – é a família.

E onde tudo isso se encontra aqui na história que comecei narrando sobre autoconhecimento e o pivotar com a CD?

No propósito. No tal do porquê do negócio. Quando resgatei e relembrei a grande peça-chave na escolha em fundar a CD Comunica, que foi a maternidade. Minha filha Clara tem 15 e a CD também.

Ter a empresa e atuar em home office me deu a flexibilidade de poder estar presente em todos os estágios da vida da minha filha – olha o valor da liberdade aí, gente e, claro, narrando e contando com muita verdade, leal a todos que são parte dessa história.

Em resumo, autoconhecimento traz clareza para o nosso propósito e o propósito do nosso negócio, o que nos motiva a seguir e nos manter em movimento.

Propósito claro = autenticidade.

E autenticidade guia com maestria uma comunicação humanizada, assertiva e que nos conecta.

Fácil não é, mas te garanto que a jornada trará tomadas de decisão mais coerentes ao seu propósito e te deixará mais motivado, energizado, livre e feliz!

Coragem e em frente!

Carolina Denardi é especialista em relacionamento e comunicação com mais de 25 anos de experiência e atuação na área, seja como repórter, chefe de redação e apresentadora, seja como assessora de comunicação, imagem e reputação. Apaixonada por pessoas e fazer ponte entre elas. Essência e fundadora da CD Comunica | https://www.linkedin.com/in/carolinadenardi/ | @carolina_denardi