Nada é por acaso. Por Neusa Medeiros.

Realmente acredito muito nisso. Ninguém cruza o nosso caminho de forma casual, sem um propósito.

Sempre tive um fascínio pelo mistério desta rede de conexões que a vida nos apresenta em cada ciclo; nestes encontros e desencontros que parecem tão casuais, mas que na realidade são repletos de significado. Isso me instiga e ao mesmo tempo desperta sentimentos múltiplos. Em algum lugar no passado tudo se explica e se confunde. Isso é desafiador e fantástico.

Sabe aquela certeza de já ter convivido com uma pessoa, escutado aquela voz, participado daquele roteiro? Pois este sentimento – que nos acompanha de forma tão despretensiosa -, deve ter raízes mais profundas. Como explicar tanta sintonia com algumas pessoas que conhecemos tão pouco, ou repulsa por quem nem temos intimidade?

Penso que existe um destino e que cada um encontra aquilo que é importante ou necessário para si. As pessoas cruzam na nossa vida por uma razão, uma estação, um período curto ou longo, mas nunca em vão.

Sejamos então mais sensíveis e receptivos para aprender com estes encontros ou reencontros que a vida nos proporciona. Eles podem ser um tempero, ou um combustível para dias mais sombrios. A nossa ligação mágica com o tempo e os seus encantos é digna de cuidado.

Sigamos intensos na escuta, na compaixão, nos sentimentos. Sem entrega é tudo tão raso, vago, pouco. E quem deseja passar por esse caminho em vão?

Então, não se perca no trajeto. Não subestime os encontros, aprecie e aprenda com quem cruzar o seu caminho. É isso que tenho procurado fazer. Viver com significado!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.