Investir na formação e na retenção de talentos: 'causa existencial'. Por Juliane Maciel.

Nesse mundo caótico cada vez mais acelerado é quase que “causa existencial” investir na formação e na retenção de talentos. Costumo defender que enquanto as habilidades técnicas são importantes, possivelmente o poder das soft skills – competências comportamentais e emocionais – é infinitamente maior na construção de equipes de sucesso.

Neste artigo, vamos falar sobre como as empresas podem contratar e desenvolver talentos, fornecendo dicas valiosaspara fortalecer sua empresa em tempos de mão de obra escassa.

1. Contratação baseada em potencial

Ao recrutar talentos para varejo e serviço, é fundamental olhar além das habilidades técnicas, experiências anteriores, currículos bem feitos. Concentre-se (tanto gestores diretos, quanto RH) em identificar candidatos e candidatas com potencial para desenvolver e aprimorar suas soft skills. Procure características como empatia, comunicação efetiva, resolução de problemas (o que podemos chamar de criatividade) e adaptabilidade. Entrevistas comportamentais e dinâmicas de grupo podem ser excelentes ferramentas para avaliar essas competências. Mas não se esqueça daquela sua luzinha interior que sinaliza quando há algo incoerente no contexto. Ela pode te ajudar na tomada de decisões.

2. Criação de um ambiente inclusivo para manter o talento

Uma cultura inclusiva é um fator-chave para atrair e reter talentos. Empresas e organizações devem promover a diversidade e o respeito, garantindo igualdade de oportunidades para todos os funcionários. Iniciativas como grupos de afinidade, programas de mentoria e treinamentos ajudam a criar um ambiente seguro e acolhedor, estimulando o desenvolvimento e as habilidades para que todo o time possa ter oportunidade para crescer em em suas carreiras.

Outra dica dentro desse ponto é: trabalhe uma liderança humana. Olhar o time com generosidade precisa vir de cima e ir descendo os degraus da gestão e encontrar “olho no olho” o profissional que está apto a crescer e se desenvolver.

3. Fomento ao autoconhecimento

Encoraje os talentos de sua empresa a explorarem e compreenderem seus pontos fortes e áreas, pontos, de desenvolvimento. Através de avaliações de competências e feedback regulares, as empresas podem auxiliar seus times a identificar suas soft skills mais fortes e trabalhar na melhoria das áreas que precisam ser desenvolvidas. Isso permite um crescimento pessoal (sim, isso pode vir de dentro da sua empresa) e profissional contínuo, ajudando todos os dispostos (muita atenção aqui) a alcançarem seu máximo potencial de vida.

4. Programas de capacitação e treinamento

Invista em programas de capacitação e treinamentos contínuos que visem o desenvolvimento de soft skills dos colaboradores.Ofereça workshops sobre comunicação assertiva, inteligência emocional, liderança e resolução de conflitos. Além disso, incentive a participação em cursos online, conferências e eventos relacionados às áreas de interesse da empresa (e, sim, é necessário que seja interesse da empresa que todos trabalhemos soft skills). Essas oportunidades de aprendizado ajudam a aprimorar as habilidades, aumentar a confiança e abrir portas para o crescimento na carreira dentro ou fora da sua empresa: Lapide talentos para o mundo!

5. Fomento à liderança feminina

As empresas devem criar oportunidades para que as mulheres desenvolvam habilidades de liderança. Promova a participação delas em projetos desafiadores, ofereça programas de mentoria com executivas experientes e incentive a busca por cargos de gestão. O fortalecimento da liderança feminina cria modelos inspiradores para todos!

Conclusão

Ao investir na formação de talentos com base em soft skills, as empresas de varejo e serviço estão construindo equipes mais capacitadas e sólidas. Com relacionamentos transparentes e saudáveis. Através de uma contratação baseada em potencial, criação de ambientes inclusivos, promoção do autoconhecimento, programas de capacitação e fomento à liderança feminina, essas organizações estão construindo uma cultura de desenvolvimento contínuo e oportunidades igualitárias. Mas, claro, nem todo o profissional tem maturidade suficiente para compreender que soft skills são tão importantes, ou as vezes mais, que hard skills.Antes de contratar um talento que pareça promissor, avalie, ouça seu RH, escute seu feeling. Ao fazer isso, o crescimento da sua empresa ou organização acontecerá (nesse quesito) gradualmente e todos estarão contribuindo para o crescimento e sucesso do time e, consequentemente, para o sucesso geral do negócio.

Eu sou Juliane Maciel, diretora executiva na @loopvideo_produtora, sócia na @souordoo e diretora de negócios na @oitenta.cafe | @jumacieloficial