FILHOS DA PAUTA - O jornalista tem que saber usar a tecnologia. Por Rafael Gmeiner.

O título deste artigo parece até um pleonasmo, pois, assim como “subir para cima”, o jornalista deve, sim, saber usar a tecnologia a seu favor. E isso apenas não basta, afinal, nossa responsabilidade, também social, nos faz ter que ser educadores do uso da tecnologia quando o assunto é notícia.

Eu vejo no meu dia a dia jornalistas recebendo notificações em seus smartphones, lendo apenas o título de uma notícia, achando que já entendeu tudo, e vão compartilhando ao mundo os links, suas opiniões e ideias.

Há, também, aqueles que recebem notícias, ou possíveis notícias, em seus aplicativos de mensagens e saem distribuindo para todos os seus contatos, sem ao menos verificar as informações e a fonte.

Isto está errado! Inclusive para nós, jornalistas.

É fato que qualquer pessoa deveria ter a rotina de verificação de informações como ponto-base no cotidiano, até porque, assim, diminuiríamos, e muito, a quantidade de fake news, bem como, os ataques cibernéticos. E é nisso que eu digo que somos educadores. Na minha vida diária, qualquer notícia que chega aos meus ouvidos, somente será debatida após eu pesquisar sobre tal informação, caso desconheça o assunto. Quando me deparo com dados equivocados, ou falsos, cobro quem me passou o tema e sobre a responsabilidade que tem em dividir materiais sem estarem devidamente verificados. Ora, se vivemos com nossos celulares à mão, qual é o problema, então, de pesquisarmos tais informações e notícias recebidas? É mais simples do que parece.

Nós, jornalistas, temos que estar à frente desta revolução da verificação de informações e dados. Deve partir de nós mostrar ao mundo que a tecnologia pode ser uma aliada ou nossa inimiga.

A meu ver, é inadmissível que o jornalista não seja aliado da tecnologia para poder cumprir, de forma correta, o seu papel de informar com veracidade e usar seu (nosso) ofício transformador para auxiliar as pessoas em se manter bem informadas.

Não se esqueça: o jornalismo é uma poderosa arma que pode ser usada para o bem e para mal, cabe a nós qual caminho escolher.

Rafael Gmeiner é jornalista especializado em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias, tem mais de 20 anos de experiência em Jornalismo e Comunicação, e mais de 15 anos em assessoria de imprensa. Conta, também, com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. E, ainda, acumula 10 anos de experiência com jornalismo no setor de franquias.