FILHOS DA PAUTA - Efeito nuvem no jornalismo. Por Rafael Gmeiner.

Denominei como efeito nuvem o processo de transformação digital pelo qual os jornalistas devem passar, e que passarão.

Semana passada conversei com um amigo, o Guilherme Melo, editor de texto do programa Pequenas Empresa & Grandes Negócios, e ele levantou contextos extremamente relevantes sobre a tecnologia no jornalismo. Um deles foi que, atualmente, temos o hábito de salvar tudo na nuvem.

Eu, particularmente, uso de forma excessiva o Google Drive. Na minha agência de assessoria de imprensa e de produção de conteúdo, salvo e envio tudo para os meus clientes no drive. Quando me rendi à nuvem há alguns anos, percebi a facilidade que esta ação me trouxe.

Eu tenho tudo à mão, em qualquer momento dos meus dias. Tenho mais agilidade com meus clientes, além de ter ganhado muita facilidade na minha vida profissional. Envio de arquivos e textos para aprovação dos clientes por e-mail? Apenas se o mesmo solicitar. E todas as minhas novas parcerias já começam com novas pastas no Google Drive.

Não quero dizer aqui que o e-mail é obsoleto, mas, evidentemente, ele se tornou um suporte importantíssimo para outras ferramentas de comunicação e envio de arquivos.

Há muitos profissionais que não se abriram para a tecnologia, ou que ainda possuem muita dificuldade. Porém, agora, é imprescindível que cada um dos especialistas em comunicação se renda à tecnologia o mais breve possível.

O nosso futuro já é altamente tecnológico e quanto mais se demora a aceitar, aprender e usar as tecnologias, mais dificuldades são encontradas no caminho. E, quando falamos em jornalismo empreendedor, é essencial que estas ferramentas sejam amplamente utilizadas.

Não há como escapar deste efeito nuvem no jornalismo. Cedo ou tarde seremos obrigados a usar as mais diversas tecnologias e, mais do que isso, elas serão o grande diferencial pela agilidade, senso de urgência e atendimento exclusivo que os clientes têm demandado, e que, eles também, não têm como fugir.

Rafael Gmeiner é jornalista especializado em assessoria de imprensa e produção de conteúdo. CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias, tem mais de 20 anos de experiência em Jornalismo e Comunicação, e mais de 15 anos em assessoria de imprensa. Conta, também, com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. E, ainda, acumula 10 anos de experiência com jornalismo no setor de franquias.