ESG PARA TODOS - Maio, um mês 'ESG'. Por Livia Spiniella.

Chegamos em maio!

Eu adoro esse mês: dia do trabalho, dia das mães e … meu aniversário! E vamos entender também a relação de tudo isso com o ESG, na verdade com o S, pois é um aprofundamento no Social.

O mês começa com o dia do trabalho.

Dia mundial do trabalhador, comemorado a partir de uma greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1o. de maio de 1886. A luta era por salários mais justos, redução de jornada, descanso semanal e férias.

Aqui no Brasil a data foi instituída em 1925, e as reivindicações eram as mesmas!

Quase não dá para acreditar que já passou tanto tempo e muitos dos mesmos problemas ainda não foram resolvidos. Haja visto o ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico -, uma luta da agenda 2030.

Não daria mesmo se tivéssemos tratado um único ponto: o sistema! Afinal, se não mudarmos, como o sistema funciona dentro da empresa, o/a colaborador/a nunca se sentirá valorizado/a. E as queixas continuarão chegando e chegando… e ele e ela não farão parte daquela “família” pois, sim, a empresa é “a família” deles. É no trabalho que ele/ela passam mais de um terço da vida.

E quanto ao dia das mães! Com origem na mitologia, a data tem sua relação com os trabalhadores, pois a ideia foi homenagear as mães dessas famílias. E a instituição foi feita por feministas. Começou nos EUA, e se popularizou mundo afora. Comercialmente muito importante, é a segunda data em vendas no ano.

As empresas estão no momento de olhar para a mulher como um dos seus ativos diferenciados. Temos, sim, as que se destacam, mas ainda são poucas frente ao batalhão das que estão em casa e as que comandam casas. Isto, fora a diferença salarial que existe (e é gigante) e precisa ser combatida. Esse tema é tratado no ODS 5 – Desigualdade de Gênero.

Chega de perguntas como “você já foi mãe?”, “pretende ser mãe?”. A mulher não deve ser julgada por isso, o seu talento não está só aí (apesar de, sim, a maternidade trazer muitos conhecimentos; eu posso dizer que sou outra, e muito melhor, depois dos meus dois filhos: Gabriel e Isabella). E a empresa deve entender quem é a melhor pessoa para a sua vaga independente do gênero.

Viu? Te falei que tinha muito ESG no mês de maio. E você, empresa, já está cuidando desses temas aí dentro?

Livia Spiniella, relações-públicas, especialista em sustentabilidade, trabalhou 15 anos em empresas B2B nos setores industrial, civil e de saúde. Em 2019 montou a Mundo Social, consultoria de Comunicação e Sustentabilidade que ajuda a implantar a nova realidade ESG e a divulgá-la para seus públicos.