ESG PARA TODOS - Comunicação faz parte do 'ESG'? Por Livia Spiniella.

“Quero saber comunicar com todos os públicos da minha empresa… acontece que os formatos que estava acostumado a fazer isso não funcionam mais, agora é tudo muito rápido…”.

Comunicação faz parte do ESG?

Volto cerca de 30 anos quando Relações Públicas eram algo só para empresas multinacionais. Não se sabia (e, acredite, muitos não sabem até hoje, e a grande maioria nem têm RP na empresa) o valor da comunicação institucional.

Comunicar o que é que a empresa faz e está fazendo, e as que não fazem deixam existir, algo grande e ruim que ecoa em todas essas: boatos, “rádio-peão”, o “disse não disse”.

Conforme a comunicação corporativa, empresarial, institucional (são alguns dos nomes) vai se estabelecendo na empresa, esses males, normalmente, se vão pois pode-se contar com canais oficiais de informação e as pessoas internas (um dos focos desse tipo de comunicação) entendem que se for necessário saber de algo, chegará por ali.

E não por menos que na maioria das empresas a sustentabilidade se desenvolveu ligada à comunicação institucional, pois essas mudanças, tão necessárias, foram “assumidas” pela empresa e devem ser mostradas também de forma oficial.

Então sim! A comunicação faz parte do ESG. E outro aspecto muito importante de uma empresa considerar é a rapidez das coisas nos dias de hoje, o que se chama (viralizar), que a internet trouxe.

Só que isso ainda é muito novo no Brasil. Hoje em dia, inclusive, a área de comunicação institucional é um suporte para os líderes, que são os verdadeiros comunicadores e representantes da empresa, falarem e direcionarem a empresa.

Com a internet tudo viraliza, a empresa pode ter lovers e haters num piscar de olhos, e isso no quesito da sustentabilidade é ainda mais agravado, se a empresa dá uma mancada em uma das áreas Social, Ambiental ou Governança (o trinômio ESG na sigla em inglês), pode ter sua imagem manchada por muito tempo ou para sempre, e as gerações Z e Millennium levam muito a sério (mais do que as anteriores) o que a empresa faz, antes de comprar/usar o serviço.

Livia Spiniella, relações-públicas, especialista em sustentabilidade, trabalhou 15 anos em empresas B2B nos setores industrial, civil e de saúde. Em 2019 montou a Mundo Social, consultoria de Comunicação e Sustentabilidade que ajuda a implantar a nova realidade ESG e a divulgá-la para seus públicos.