ESG PARA TODOS - A responsabilidade social e o efeito manada. Por Livia Spiniella.

Devo divulgar que a minha empresa desenvolve ações de responsabilidade social?

Mais uma dúvida comum entre as empresas, pois muitas temem “estar se exibindo” sem, de fato, entender a importância de seu papel social.

A minha resposta é em torno do “efeito manada”. Claro que, pelo lado positivo, têm.

A psicologia estuda o efeito manada como um comportamento humano comum diante de atitudes coletivas. Ele representa a tendência apresentada pelas pessoas (e, nesse caso, empresa) de replicarem as ações de um determinado grupo, em busca dos melhores resultados mediante a tomada de decisão.

Por isso, as empresas percebendo que outras (a concorrente, a da mesma cidade etc) estão atuando nessa direção (papel social), e está sendo mais bem vista por isso, (através da divulgação), tende a ir por esse caminho também.

A mudança que você faz ao assumir seu lugar na sociedade incentiva as demais. Portanto, divulgue sim, para dentro e para fora.

Mostre que você está ciente de que pode mudar o seu entorno e que já começou a transformação!

E então? Você já compartilhou hoje algumas ações de responsabilidade social feitas pela sua empresa?

O incentivo às mudanças está nas mãos de quem faz!

Livia Spiniella, relações-públicas, especialista em sustentabilidade, trabalhou 15 anos em empresas B2B nos setores industrial, civil e de saúde. Em 2019 montou a Mundo Social, consultoria de Comunicação e Sustentabilidade que ajuda a implantar a nova realidade ESG e a divulgá-la para seus públicos.