EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Redes sociais: faça sua comunicação além desses canais. Por Alessandra Assumpção.

As redes sociais ganham cada vez mais destaque e algumas delas são os “ovos de ouro” no meio digital para uma comunicação assertiva e a criação de relacionamento com o público.

Fazer uma comunicação além delas é estar atenta a outros canais em que a sua audiência está presente para poder mostrar o seu negócio e seus diferenciais.

Casa alugada

Sim, as redes sociais são casas alugadas e caso o seu negócio tenha uma comunicação apenas através delas, você corre o risco de um dia perder tudo o que tem.

Muitas são as atualizações das redes e estar presente para sua audiência apenas nesses canais pode ser um “tiro no pé”. Caso elas se tornem totalmente pagas, você estaria disposta a investir para continuar se comunicando com sua persona?

Quem é o dono da audiência? Suponha que você tem hoje 10.000 seguidores no perfil da sua empresa no Instagram. Como você se comunica com eles? Através de postagens, stories, directs, alguns anúncios patrocinados, acredito.

Mas e se amanhã o todo poderoso Mark Zuckerberg e seus acionistas decidirem mudar os termos de uso do Instagram? Mudar os rumos da rede social? E se o governo impuser à rede social algumas restrições?

Você vai conseguir continuar interagindo com a “sua” audiência?

Crie sua própria audiência

Você pode – e deve – usar as redes sociais na sua estratégia de marketing digital. Mas elas devem ser apenas um canal – que deve ser parte da estratégia. E não “a” estratégia.

Por isso, crie um site, um blog, uma página de captura para levar seu potencial cliente para outro canal, um canal próprio, fora da rede social.

Nesses canais você irá investir um valor inicial e eles serão do seu negócio, desde que você renove todos os acessos. Por isso vale a pena, você se torna dona da sua audiência.

Estratégia e planejamento

Sim, a estratégia e o planejamento são ideias para que você organize os conteúdos do seu negócio e consiga fazer uma comunicação além das redes sociais, usando o meio digital com qualidade e criando reconhecimento da sua marca.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/.