EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Por que é tão importante saber se comunicar? Por Alessandra Assumpção.

Quando nascemos nos comunicamos através do choro e do gesto. Com o passar do tempo, vamos aprendendo e criando habilidades, como falar e escrever. A comunicação desde sempre é imprescindível para que possamos nos relacionar com outras pessoas. Para expressar nossas ideias, sentimentos e o que for preciso para que nossa voz seja ouvida.

Comunicação eficaz

A fama das empresas e empreendedores no mercado de negócios gera uma competitividade social, na qual a busca acirrada por produtos e serviços precisa estar à altura da expectativa de consumo. O exercício da comunicação, para quem empreende e toca todos os pilares do negócio sozinha, é oferecer conteúdos que atendam às necessidades da audiência dando segurança para quem acredita na marca.

Como funciona a comunicação, então?

Como estudei na faculdade de Jornalismo, o processo de comunicação envolve um emissor, um receptor e, também, transmitir uma mensagem com clareza. Por isso, saber se comunicar é ter eficiência e objetividade para ser entendida, ser compreendida e ser vista no meio do ‘oceano azul’, sem correr o risco de perder oportunidades.

Buscando a compreensão

O processo comunicativo ultrapassa o simples ato de emitir palavras. É preciso saber organizar as ideias, identificar o perfil da pessoa com quem se está comunicando e também o perfil do seu público no meio digital, escolhendo a mensagem mais adequada para alcançá-lo.

Você pode estar transmitindo uma ideia por meio da fala e a tonalidade da sua voz transparecer outra, e o seu interlocutor entender uma mensagem completamente diferente daquela que você pretende passar. Daí, ocorrem os famosos ruídos na comunicação e o objetivo almejado nesse processo pode não ser atingido. Por isso, para se fazer entender, é preciso que você tenha clareza sobre o assunto do qual quer falar, que você tenha embasamento e pesquisa para criar autoridade e expressar a sua opinião sobre o tema.

Com leitores, ainda mais no digital, busca-se sempre pessoas que mostram firmeza e ainda estejam abertas para tirar dúvidas. A dúvida não significa que você não foi clara, mas sim que você pode melhorar ainda mais a sua forma de se comunicar, evitando a ocorrência de certas objeções dos seus consumidores.

Dicas para se comunicar com assertividade:

1) Leia bastante para entender diversas formas de linguagem e criar a sua própria na sua marca;

2) Estude sobre assuntos que provocam a sua mente a sair do senso comum e da zona de conforto, assim você expande seus conhecimentos;

3) Participe de grupos de estudos sobre temas como inovação e criatividade – existem vários no WhatsApp e TeleGram. Esses são dois assuntos que, além de estarem em alta, são habilidades procuradas por nós para termos pessoas assim ao nosso lado, tanto no pessoal como no empresarial;

4) Treine a sua forma de se comunicar. Fale na frente do espelho, grave vídeos e áudios, encontre a melhor forma de falar sobre você e a sua marca, sem criar caminhos alternativos para quem está do outro lado.

Comunicação no empreendedorismo

A comunicação nunca vai sair de cena, seja a pessoal como a virtual, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida e abrir muitas portas. Por isso, nada melhor do que treinar. Treine escrevendo, gravando vídeos, respondendo e-mails, falando com amigos e familiares, para você ter maior credibilidade quando for vender produtos e serviços da sua marca. Quanto mais treino, mais prática e um maior aprimoramento dessa habilidade!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt