EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Medie seus conteúdos sem plagiar. Por Alessandra Assumpção.

Com a internet, muitas pessoas acham que tudo é de todos, mas plagiar é crime. Simplesmente copiar algo de outra pessoa e não dar os créditos do tema, pesquisa ou assunto é algo criminoso e, para mim, não tem vantagem alguma.

O livro Roube como um artista, de Austin Kleon, fala sobre como podemos usar as referências para nos inspirar, para produzir conteúdos, sejam eles textos ou vídeos, de forma inteligente e única.

Atingir cada vez mais pessoas

Com a avalanche de informações, atingir cada vez mais pessoas pode ter se tornado meta de muitas empresas e, com isso, criam-se textos, imagens, áudios, plagiando o que outra pessoa já viu.

Minha pergunta é: o quanto vale tudo isso?

Cada um de nós tem uma forma de aprender, uma forma de compartilhar, e heranças diferentes. Por isso um mesmo assunto pode ser explicado de maneiras completamente diversas por duas pessoas.

E, diante disso, por que não se inspirar e produzir algo único seu ou da sua empresa?

Originalidade e seu mito

Compartilho um trecho de um artigo da Like Marketing, que faz muito sentido nesse ponto que estou abordando:

No livro, Kleon traz uma reflexão muito pertinente sobre a originalidade.

Como podemos almejar com tanta força sermos originais, quando sequer a nossa genética é original?

Nossos genes são herança de nossos pais, que também herdaram os genes dos nossos avós, e por aí vai. Nossa genética define muito de nossas preferências e influencia fortemente nosso estilo de vida.

Seu código genético, contido em seu DNA, portanto, nada tem de original.

O livro Roube como um artista ainda traz a citação do escritor francês André Gide (página 19):

“Tudo que precisa ser dito já foi dito. Mas, já que ninguém estava ouvindo, é preciso dizer outra vez”.

Inspirar-se em grandes artistas, influenciadores e até professores engrandece o seu conteúdo. Mas, é preciso saber extrair o melhor de cada referência para chegar a esse ponto. Aqui está o verdadeiro trunfo da obra de Austin Kleon.

Use como inspiração sem plagiar

Molde tudo o que você lê, escuta, conversa e vê para criar o seu conteúdo de forma original e ao mesmo tempo que faça sentido para sua empresa e para você como pessoa.

A cópia é crime e você pode, sim, se organizar, planejar e produzir conteúdos autorais baseado em suas inspirações. Falo isso, porque sei que é possível, ao longo da minha carreira de jornalista, estrategista e especialista em marketing de conteúdo.

Tenha autenticidade e compartilhe em seus conteúdos!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/.