EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Ideias: dicas de como inovar para produzir conteúdos. Por Alessandra Assumpção.

Você já teve – ou ouviu falar sobre – ócio criativo? Essa é uma situação comum para quem escreve e também para marcar os que querem compartilhar conteúdos relevantes com seu público.

Como se fosse uma pedra no sapato, não encontrar uma ideia de conteúdo – e a empolgação decorrente – muitas vezes pode bloquear os insights e, no final, nenhum texto é escrito ou postado.

A boa notícia é que existe solução e ela está na internet.

Onde encontrar ideias de conteúdos?

Existe um leque bem amplo de locais em que você pode procurar e encontrar ideias diversificadas para produzir textos que falem do seu negócio e que atraiam a atenção dos seus clientes com os diferenciais da sua marca.

Influenciadores digitais

Eles estão por toda parte e em diferentes nichos de mercado. Você pode segui-los nas redes sociais, blogs ou canais de vídeos para ver sobre o que estão falando, para ver comentários da audiência deles e lá encontrar algum insight para usar no seu conteúdo.

YouTube

Qualquer vídeo pode servir de inspiração. Entrevistas têm grande potencial de conteúdo. Busque conversas de especialistas de diferentes temas, de assuntos que vão ao encontro da sua marca, e explore para usar como pesquisa para o seu texto ou post.

Fóruns de internet

O mais popular é o ‘Yahoo Respostas’. Lá você encontra uma grande diversidade de dúvidas, inclusive algumas mais malucas que você possa imaginar.

A dica é você procurar no segmento correto, para que as respostas te ajudem a ter novas ideias para criar um artigo ou um vídeo para sua marca, por exemplo.

Comentários em redes sociais

Que tal perguntar para o seu público o que ele gostaria de ver na sua marca? Essa é uma ótima sacada para que você tenha seus seguidores pertinho do seu negócio como parte integrante dele.

Você pode ainda usar o stories a seu favor e solicitar palpites de conteúdos, dúvidas que possam ter e gerar um bloco de ideias para que você possa escrever.

Grupos

Fazemos parte de muitos grupos, seja nas redes sociais ou nos aplicativos de mensagens instantâneas, e essa é uma vantagem para você reunir as pessoas e perguntar sobre assuntos que acham interessantes, sobre o que acreditam que faz sentido com o segmento de mercado do seu negócio.

Use a sua rede de networking de forma natural para explorar ideias, fazer pesquisas e solicitar sugestões para os participantes.

Ferramentas de notícias

As ferramentas de notícia também têm sua parcela de contribuição para o brainstorm nosso de cada dia.

Ao buscar pelos termos certos no ‘Google Notícias’, por exemplo, é bem provável que você consiga vislumbrar alguns insights bem interessantes para conteúdos. E tudo isso mantém você bem atualizada, vale lembrar.

Agregadores de conteúdo

Os agregadores de conteúdo são ótimos porque você pode personalizar os temas para os quais pretende ser notificado. Isso pode vir em formato de newsletter ou notificações em dispositivos móveis, o que for de sua preferência.

A leitura certamente estimulará a sua mente. Alguns dos agregadores mais utilizados são o Feedly, Flipboard e Medium.

Trending topics do Twitter

Os trending topics do Twitter representam o que há de mais quente no momento. E geralmente isso tem um grande impacto na população.

Verificar essa ferramenta com frequência pode ser uma boa maneira para estimular os pensamentos acerca de bons conteúdos para sua estratégia.

O que achou dessas dicas? Alimente a sua marca com conteúdos poderosos e se faltar ideias já sabe quais as ferramentas que você pode usar para ter insights e trabalhar na divulgação.

O que você precisa evitar é cair no esquecimento. Por isso busque sempre construir textos com autenticidade e que sejam relevantes para o seu público.

Se precisar de ajuda, conte comigo!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt