EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Quatro dicas para a autenticidade e a persuasão andarem juntas. Por Alessandra Assumpção.

Quando eu era menina, nunca imaginei que eu poderia viver do que eu mais amo fazer: escrever e ensinar as pessoas a escreverem. Não sabia que eu iria me identificar tanto com o empreendedorismo e com a sororidade.

E que bom que eu não sabia disso! Se eu soubesse, talvez não tivesse passado pelos caminhos que precisei passar para chegar até aqui.

Digo isso porque ser autêntico requer que o sejamos primeiro conosco. É uma busca pelo genuíno e por representar quem realmente somos, demonstrando nossas qualidades e opiniões sem nos preocuparmos com o julgamento das outras pessoas. Você já se perguntou como vem falando sua verdade para o mundo?

Autenticidade e persuasão podem ser amigas?

Para falar de persuasão, não precisamos entrar no mundo dos negócios, ela é válida para tudo na vida. Porque esse tema está relacionado à forma como influenciamos as pessoas, ao ‘como’ você convence as pessoas e vende a sua ideia, seja ela de um projeto pessoal ou profissional.

Quando somos boas em persuadir, as pessoas nos apoiam de forma que elas mesmas ‘vendem’ e repassam tudo aquilo que você ‘vendeu’ para elas.

Dicas para ser genuína e convencer as pessoas:

1. Mostre quem você realmente é, sem filtros.

Escreva o que faz sentido para você sem se preocupar com o que os outros vão achar do que você escreve. Essa é você, seja fiel ao que você construiu até aqui.

2. Seja atenciosa com as pessoas.

Em uma conversa pessoal ou digital, demonstre preocupação e que realmente entende o momento que o outro vive. Mostre sua empatia para compreender e ajudar da maneira que estiver ao seu alcance.

3. Expresse o que pensa.

Deixe sua voz interior falar alto, faça o que acredita que terá bons resultados para você e para as pessoas a seu redor. Não busque apenas ser aceita, busque mostrar o seu valor com confiança e segurança de que você realmente é boa no que faz.

4. Agradar os outros não é prioridade.

Pessoas autênticas não buscam validação das outras pessoas. Preferem ser verdadeiras consigo mesmas. Mesmo que o que pensam e falam não seja popular e possa ser rejeitado por muitos. Para dar certo, você precisa ter autoconhecimento para ser o que te faz feliz e quais caminhos você desenhou para caminhar. Dessa forma, alguém que é autêntico consegue se cercar de mais gente com a mesma autenticidade. Isso, por consequência, se torna um círculo virtuoso, no qual se tem liberdade para expressar ainda mais essa importante característica.

Seja autêntica e verdadeira. Ser autêntica é libertador. Você se libera do stress de emoções e sentimentos contidos. Use-os a seu favor e seja persuasiva em tudo o que for verbalizar ou escrever.

Mas como?

Tenha convicção do que quer falar, apodere-se do discurso e se explique por meio da sua visão de mundo e dos seus conhecimentos adquiridos até aqui.

Liberte-se para esse processo de evolução!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt