Dormir 8 horas por noite? Por Alanis Hitomi I. Brito.

Ficar se revirando na cama… lutar para conseguir cair no sono… um problema familiar para muitos.

23h. Ao deitar, você fecha os olhos com um único objetivo: ter uma boa noite de sono. Muda de posição na cama. Cobre seu pé.. que acabou sendo desnudado pelos pensamentos que permeiam o seu cérebro… O sono não vem.

03h15. Do nada… seu lábio, timidamente, contrai um riso no canto da boca. Aquele vídeo engraçado que vira há três dias atrás domina sua mente. Um desconforto te obriga a ir ao banheiro.

4h. O cansaço te envolve de tal forma que a única coisa que lhe resta fazer é dormir. A música do Strokes não sai da cabeça. Amanhã: trabalho, entrega de relatório, reunião e mais trabalho. Talvez os raios solares já estejam surgindo no horizonte. É hora de acordar.

Uma descrição de mais uma noite mal dormida. A dificuldade para adormecer ou manter o sono – ou ambas – se deve a inúmeros fatores, que incluem estresse, preocupações, ou até certos alimentos ingeridos. É cada vez mais comum que a sociedade contemporânea urbana conviva com esse mal: a insônia.

Todos nós possuímos um relógio biológico interno que nos diz quando estamos cansados. Ele ajuda a sincronizar milhares de células em nosso corpo a um ciclo de 24 horas chamado de ‘ritmo circadiano’. O principal sincronizador para o nosso relógio biológico é a luz, e nossos olhos reagem à luz ou ao escuro mesmo quando as pálpebras estão fechadas. Portanto, se dormimos menos durante a noite, seja por ir para a cama tarde ou acordar cedo, é mais improvável que tenhamos o tempo de sono profundo necessário para uma boa noite de sono.

Outro fator: os barulhos e ruídos que podem nos perturbar durante o sono. Isso se deve ao fato de que nosso cérebro continua ativo mesmo quando vamos adormecer. À medida que entramos em um sono leve, uma área do cérebro chamada hipotálamo começa a bloquear o fluxo de informações de nossos sentidos para o resto do cérebro. Depois de cerca de meia hora de sono leve, a maioria de nós entra em um tipo de sono profundo chamado de sono de ondas lentas – fase na qual nosso cérebro fica menos sensível e torna-se mais difícil de ser acordado.

Mente ocupada e certos alimentos podem ser alguns dos obstáculos para chegarmos ao conforto na hora de dormir. Na cama, nossa mente fica livre para passear e divagar em vários assuntos. É difícil manter a noção do tempo quando você está deitado no escuro tentando dormir. Tal como a pequena estória no começo dessa matéria. Muitas pessoas às vezes adormecem e acordam novamente… e acham que ficaram o tempo todo acordadas. Essa ocorrência nos leva ao sono fragmentado, com muito menos tempo gasto nos importantes estágios de sono profundo.

Já alimentos, como a cafeína, dificultam nosso adormecer e interferem no nosso sono profundo, devido ao fato de que a substância fica por horas em nosso sistema. No caso do álcool, quando saímos para uma festa noturna ou bar, geralmente, teremos apenas um ou dois ciclos de sono e acordaremos cansados. Isso se deve ao fato que, durante uma noite, normalmente temos de seis a sete ciclos de REM (movimento rápido dos olhos na sigla em inglês) do sono, estágio no qual nossos cérebros processam a informação que absorvemos durante o dia. Após termos todos os ciclos de REM, acordamos mais revigorados. O álcool reduz esses ciclos.

Caso ainda não consiga adormecer, lembre-se das possíveis consequências de uma noite mal dormida, tais como resfriados e gripes, aumento de peso, sintomas de depressão e uma possível redução da fertilidade. Ou faça como os japoneses, tire algum ‘inemuri’, o famoso costume japonês de dormir em qualquer lugar – seja no transporte público, no trabalho ou mesmo em bancos públicos. Ao menos lá no Japão, culturalmente, é visto que o trabalhador ainda tem a força e a virtude moral para manter a si mesmo e seus sentimentos sob controle.

Então relaxe, não pense em nada, sinta-se leve. Boa noite.

Alanis Hitomi I. Brito é jornalista e pós-graduanda em Direção de Arte: Design e Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).