DNA DE MARCA - O hino da vacina do Butantan.

A espera pela aprovação do uso emergencial das vacinas contra o novo coronavírus pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deixou todos os brasileiros ansiosos e apreensivos. A reunião ocorreu no domingo (17) e a Anvisa decidiu pelo uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, ambas produzidas em parceria com instituições brasileiras como o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Logo após a aprovação a internet comemorou e um novo meme surgiu, as pessoas começaram a utilizar a música de MC Fioti, chamada “Bum Bum Tam Tam” para demonstrar sua felicidade pela vacina aprovada e desenvolvida pelo instituto brasileiro. A música virou uma espécie de hino da vacina e o MC não perdeu tempo, aproveitou a oportunidade de trazer de volta às paradas o hit de 2017. O cantor gravou um novo clipe e uma nova versão da música no Instituto Butantan. O resultado será lançado em breve no YouTube.

MC Fioti recebeu uma ligação do governador de São Paulo, João Doria, que parabenizou o artista que está ajudando a popularizar o imunizante e mostrando para as pessoas a importância de se vacinar. Nessa situação, tanto João Doria quanto MC Fioti foram muito espertos, pois ao mesmo tempo em que o cantor aumenta em 284% o consumo da música “Bum Bum Tam Tam” no Spotify, o governador utiliza um estilo musical muito amado pelos brasileiros para promover a vacina.

A publicidade se faz muito importante neste momento, visto que os grupos antivacina estão trabalhando fortemente para amedrontar as pessoas em relação à vacina contra a Covid-19. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, o percentual de brasileiros dispostos a se vacinar contra a doença caiu de 89% na primeira quinzena de agosto de 2020 para 73% em dezembro de 2020, e cresceu de 9% para 22% a parcela de pessoas que declaram que não querem tomar a vacina. Em todo o mundo, estima-se que a imunização contra doenças salve cerca de 3 milhões de pessoas por ano, ou seja, 5 pessoas a cada minuto.

A cantora Anitta também comemorou a aprovação das vacinas e se ofereceu para ser o rosto da propaganda de vacinação, aproveitou também para exaltar o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Como podemos perceber a publicidade sempre está no nosso cotidiano e ela é uma parte importante para conscientizar a população sobre um assunto relevante. Hoje em dia podemos também contar com a ajuda dos memes, que são poderosas ferramentas de distribuição de mensagem.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e no momento atua em agências de publicidade e é colaboradora em diversos blogs.