DNA DE MARCA - 'Fast-vertising': o novo formato de marketing que exige superpoderes. Por Maria Gabriela Tosin.

O ano de 2023 com certeza foi um marco para o marketing, isso porque as pessoas passaram a ser mais exigentes com as marcas e suas ações promocionais o que obrigou-as a ser mais autênticas e responsáveis com seus consumidores. Trago a seguir alguns exemplos de ações de marketing que saíram completamente do óbvio, usando o que chamamos de fast-vertising, quando as marcas reagem de forma instantânea a conteúdos virais para criar publicidade.

A marca Stanley, conhecida por produzir copos e garrafas que mantêm as bebidas quentes ou geladas por um longo período, fez uma ação um tanto inusitada. Um vídeo no TikTok de uma cliente da marca viralizou mostrando que um copo Stanley ficou intacto dentro do seu veículo que pegou fogo. A marca agiu rápido e postou uma resposta ao vídeo tendo Terence Reily, presidente da Stanley como foco. No vídeo ele comenta sobre o ocorrido e oferece um novo carro para a cliente. A ação surpreendeu a todos, pois mostrou a presença ativa e empática da marca nas redes sociais. Além disso, o marketing orgânico fez com que as vendas do modelo do copo mostrado aumentassem 275%.

Não foi só a Stanley que apostou no fast-vertising. A marca de roupas The North Face, conhecida por fazer produtos para atividades ao ar livre, reagiu ao vídeo de uma cliente reclamando no TikTok sobre a jaqueta à prova d’água da marca falhar na chuva, na Nova Zelândia. Rapidamente, a marca respondeu à cliente e enviou um helicóptero para entregar uma nova jaqueta no topo de uma montanha. Nesta ação, a rapidez da resposta foi o que mais chamou a atenção. E é claro que a marca gravou toda a entrega e publicou em suas redes sociais.

Inicialmente o fast-vertising vem sendo visto com bons olhos, mas já há alguns clientes questionando a veracidade das ações, se perguntando se o conteúdo foi realmente orgânico ou combinado. A verdade é que os clientes valorizam cada vez mais a transparência e o resultado de um fast-vertising está completamente relacionado a isso. É importante as marcas estarem atentas à transparência, entre outros requisitos, tais como rapidez e autenticidade.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.